Em primeira análise, é necessário reconhecer que a monetização do conteúdo infantil transforma criança, muitas das vezes, em um mero produto. Redes sociais como TikTok e Instagram podem ser ótimos lugares para compartilhar a vida em família, mas a partir do momento em que as publicações se tornam uma superexposição dos filhos - que ainda não tem capacidade ou poder para aprovar o que está sendo divulgado sobre eles - com o objetivo de ganhar dinheiro com isso, ocorre um processo de objetificação e abuso do indivíduo.
Não obstante, o compartilhamento de imagens de menores pode facilmente cair nas mãos erradas. O fato de alguns pais acreditarem que apenas amigos e conhecidos terão acesso às suas publicações pode criar uma falsa sensação de segurança, fazendo-os não filtrar o que vão postar e publicando, por exemplo, fotografias onde seus filhos aparecem nus ou com roupas íntimas. Infelizmente, a Indústria de pedofilia e pornografia infantil comumente se aproveita desse conteúdo para benefício próprio, o que fere ainda mais a privacidade dos jovens, pois se tornam vítimas de violência, abuso e exploração.
Infere-se, portanto, que é imprescindível a mitigação dos desafios para combater os impactos da superexposição infantil nas redes sociais. É papel do Ministério das Comunicações - órgão responsável pela fiscalização das esferas digitais - promover campanhas de conscientização para pais e responsáveis, por meio de post em apps como Tiktok, Facebook e Instagram, principais meios pelos quais os conteúdos infantis são divulgados, a fim de salientar os limites de privacidade que devem ser respeitados ao compartilhar imagens de crianças na Internet. Somente assim será possível combater esse impasse com êxito.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.