Em primeiro lugar, faz-se necessário lembrar que as redes sociais contribuem significativamente para a interação de diferentes indivíduos, ademais, essa interação nomeada de conexão global, possibilita a compreensão intercultural e a colaboração em questões de interesse mútuo. A título de exemplo, em 2020, após a morte de George Floyd, o movimento "Black lives Matter" teve sua disseminação à partir das mídias sociais, alcançando um público internacional. Dessa forma, constatamos que as plataformas de socialização favorecem a nossa sociedade a ser mais coletiva.
Entretanto, mesmo com essa contribuição, as plataformas podem tornar-se um ambiente hostil onde alguns indivíduos praticam o cyberbullying, que é um tipo de bullying que ocorre online. Sob essa ótica, na série "13 Reasons why" (13 porquês), mostra a personagem Hannah Baker, deixando treze fitas explicando o porquê do seu suicídio, tendo como fato principal o cyberbullying, onde ela suportou difamação, exclusão e mensagens de ódio. Sendo assim, entendemos que esses canais de interação podem acabar se convertendo em um espaço de antipatia.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham conter o cyberbullying realizado nos canais sociais. Dessa maneira, cabe ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), criar políticas claras contra os agressores, por meio do poder legislativo, a fim de preservar a integridade moral das vítimas, ou seja, promovendo a proteção da privacidade e fazendo com que as mídias monitorem de forma adequada. Somente assim, os canais sociais terão a mesma finalidade do "ClassMates", a amizade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.