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Por italonby
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A calamidade mundial que a pandemia do Coronavírus causou, deixou inúmeras consequências. Além do embate sanitário que o mundo enfrentou, devemos ressaltar um fator que assombra o Brasil até os dias atuais, as fake news. A onda de desinformação gerou uma destruição social tão grande, que engoliu a maior esperança que tínhamos durante a assolação pandêmica, as vacinas.
Certamente, as tecnologias evoluíram o modo como as notícias se espalham, sendo possível ter conhecimento de um fato logo após seu acontecimento. Contudo, as informações falsas se espalham tão rápido quanto às verídicas, e muitas vezes não se é possível distinguir as duas. Segundo o levantamento realizado alguns meses antes da pandemia, pela empresa especializada em cibersegurança Kaspersky, 62% dos brasileiros não sabem diferenciar se uma notícia é verdadeira ou não.
Tendo isso em mente, devemos ressaltar que durante os lookdowns, o meio mais utilizado para se obter informações sobre a situação pandêmica, era a internet. No começo das aplicações da vacina, inúmeras notícias com cunhos informativos não verdadeiros se proliferaram. Os idosos então, que foram os primeiros a terem a vacinação contra a covid-,19 disponível, foram os que mais receberam e espalharam notícias falsas. De acordo com dados coletados por pesquisadores da Universidade de Princeton nos Estados Unidos, pessoas acima de 65 anos compartilham fake news sete vezes mais que usuários mais jovens na rede social mais utilizada do mundo, o Facebook. Certamente, essas notícias causaram percepções infundadas a respeito da vacina no público alvo inicial. Ainda hoje vemos muito o poder destrutivo que uma informação falsa tem, sendo capaz de diminuir a adesão de vacinação e instaurar tratamentos não convencionais e incomprovados cientificamente.
Portanto, é necessário combater esse mal a fim de informar a população com mais veracidade. Ademais se devem iniciar políticas públicas mais eficientes no combate a tal propagação de fakes news. Dessa forma, O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações juntamente com Ministério da Saúde e o senado, devem realizar campanhas em prol da eficácia da vacinação na internet, e levantar projetos de leis ao congresso, as quais tornarão mais rigorosas as punições por criar ou disseminar notícias falsas. Também devem realizar parcerias com grandes canais de compartilhamento, para que busquem melhorar suas filtragens de informações. Assim garantindo que a população não caia nas teias da desinformação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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