Logo, as principais causas da dificuldade na adoção de menores são os processos burocráticos demorados da ação legal, e as preferências dos futuros cuidadores. Visto que, muitos atingem maioridade, na qual, os impede de ficar na fila de espera devido à lentidão da resposta ao acordo de acolhimento. Quando, além disso, muitas vezes os jovens crescem e se tornam adultos que não tiveram a possibilidade de conviver com pai e mãe. A respeito disso, é possível que se tornem adultos com problemas sociais e com desavenças aos próximos.
Ademais, segundo o Portal G1, entre os anos de 2015 e 2016 houve um aumento de apenas 1% no número de adoções no Brasil. Não apenas, como também a desistência de muitos, o que causa essa baixa porcentagem. Em seguida, muitos preferem filhos de sangue e tem desinteresse, quando veem a adoção como algo desnecessário, e não devidamente correto, já que os consideram como abandonados e marginalizados por conta disso.
Em suma, medidas são necessárias para combater pensamentos preconceituosos voltados para menores desprotegidos, e a cultura de inclusão aos rejeitados pelos progenitores. Do mesmo modo os Ministérios responsáveis pela educação, família e comunicações numa ação com os orfanatos de todo o país, vão atuar juntos. A fim de, uma educação necessária, e planejada, por parte dos abrigos, para que as crianças cuidadas sejam mais responsáveis, educadas e obedientes, com o intuito de serem mais atrativas para futuros adotantes. Em adicional, adotarem intervenções, escolhendo individualmente garotos dissemelhantes em menor número, acerca de dar mais chances para jovens sem nenhuma possibilidade de adoção.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada