Mormente, o preconceito racial caracteriza-se como um complexo dificultador em relação à adoção. Entretanto, no filme “Rio” um casal rompe com essa barreira preconceituosa e egoísta de adotar somente criança branca, e assim adotando um menino de pele negra. Dessa forma, a sociedade deve seguir o exemplo retratado já ficção, adotando não apenas crianças brancas, mas também outras crianças, independentemente da cor ou raça.
Ademais, outra dificuldade encontrada na promoção da cultura da adoção é a má influência mediática. Conforme Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertida em mecanismos de opressão. Nessa perspectiva, a mídia contribui para tal mecanismo, pois, em vez de promover debates que elevem o nível de adoção, influência na consolidação do problema por uma ideia “padrão”. Assim, manipulando os seus usuários a terem um comportamento egoísta na hora da adoção, exigindo crianças brancas de olhos claros.
Portanto, há urgência de findar essa questão notória na estrutura do Brasil. Para isso, o Ministério da Educação — órgão responsável pelo estudo e despacho de todos os assuntos relativos ao ensino — deve estimular ações estratégicas e desenvolvidas por meio de palestras, rodas de debates e 'workchops' feitas em escolas e nas comunidades, de modo que, atuem no intuito de orientar os cidadãos para não serem preconceituosos e egoístas quando forem adotar, e também não serem influenciados pela mídia. Por fim, minimizando os desafios para a promoção da cultura de adoção e propondo uma boa educação para todos os brasileiros.
Poderiam corrigir??
@Kiolla
@CORVINAL
@yasminmp
@moisesro
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.