Em princípio, vale destacar que um dos maiores impasses está na implementação das políticas públicas que enfrentam graves problemas estruturais. Nesse sentido, podemos citar o Art. 9° do Estatuto do Idoso “É obrigação do Estado garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade”. Contudo, o estatuto é ignorado pelas autoridades que têm o dever de fiscalizar e implementar. O acesso aos serviços em algumas áreas é precário e exaustivo, e há uma grande marginalização pela pessoa ser de idade avançada. Desse modo, a negligência colabora para a estigmatização desses indivíduos.
Ademais, o abandono contra idosos é um dos descasos mais presentes no Brasil. Conforme o Art. 230° da Constituição Federal.1988, a família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, apesar do dever, essa garantia na verdade não é cumprida. Ocorre pela imprudência da família e dos grupos sociais - piorado pela insuficiência do Estado - resultando em uma violência alusiva. No entanto, vale ressaltar a irresponsabilidade de familiares. Quando precisam de cuidados especiais, os mais velhos são vistos como um atraso de vida, e acabam sendo desprezados e violentados. Dessa forma, esse desleixo prejudica os idosos na sua saúde física e emocional, pois eles se sentem sozinhos e indefesos.
Portanto, é imprescindível que o poder público - juntamente com a sociedade - exerça o direito garantido por lei dos anciãos, como: à liberdade; à dignidade; ao respeito; à convivência familiar e comunitária. Simultaneamente o Estado, têm a obrigação de fazer inclusão dessas pessoas na comunidade, para então atenuar os problemas que é envelhecer. Então assim, com ajuda de todos, se tornar maduro no Brasil não será difícil.
Gabriella de Andrade Faria Adão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada