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Por David357
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Com o advento da Primeira Revolução Industrial no século XIX na Inglaterra, a migração dos trabalhadores dos campos para as fábricas foi instantânea, contudo, a mão-de-obra infantil ganhou muito destaque na época, pois era mais econômico e fácil de encontrar. De maneira análoga a isso, a dificuldade de erradicar o trabalho infantil na sociedade hodierna ainda perdura, causada pelo desinteresse estatal, tendo como consequência a evasão escolar. Dessa forma, é necessária a criação de políticas públicas com o intuito de resolver o impasse.
Em primeira análise, evidencia-se o desinteresse do Estado como um dos agravantes dessa problemática. Sob essa ótica, o Artigo 430 da Constituição Federal de 1988 assegura a criminalização do trabalho de jovens, menores de 16 anos, e o Governo tem o dever de penalizar todas as instituições que descumpram a Carta Magna. Dessa forma, fica evidente que o poder público, de maneira omissa, não se responsabiliza em fiscalizar o andamento da lei, bem como não cria medidas para auxiliar os jovens necessitados no país, pois com a pobreza, as crianças buscam no trabalho a única forma de sobrevivência.
Além disso, é notório que mesmo existindo programas que beneficiam a população carente, por exemplo, o Bolsa Família, os investimentos ainda são mínimos, as fiscalizações são insuficientes, e consequentemente, a evasão escolar cresce exorbitantemente anualmente. Podemos ver na novela “Avenida Brasil” uma inspiração de um problema real, em que com o abandono parental, Nina acaba vivendo em um lixão e é obrigada a trabalhar durante horas para sobreviver. Na trama, com a falta de fiscalizações, principalmente nas periferias do país, a garota acaba saindo da escola e vivendo em situações precárias.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que visam diminuir o trabalho infantil. Assim, cabe ao Ministério do Trabalho, órgão responsável pelo direito do trabalho dos cidadãos brasileiros, aumentar as fiscalizações nas cidades, com a finalidade de termos um país mais justo, por meio de um projeto de lei, em que o aparato estatal deve aumentar as penas para as instituições acusadas de violação. Ademais, deve aumentar os valores dos auxílios já existentes, visando uma melhoria mais específica do problema. Dessa forma, espera-se romper com os ideais da Revolução do século XIX.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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