Por Easy
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#85691
Na novela "Cheias de Charme", as protagonistas Maria da Penha, Maria Aparecida e Maria do Rosário são constantemente desrespeitadas por seus patrões, por serem empregadas domésticas. Tal representação não dista da realidade brasileira, pois no que tange à valorização do empregado doméstico no país, essa é dificultada, sobretudo pela formação familiar e por questões históricas.

Diante desse cenário, a formação familiar é uma causa latente do problema. Nesse contexto, o sociólogo Talcott Parsons acredita que a produção de personalidades humanas é feita pela família. Sob essa lógica, é notória a influência que os pais podem ter sobre seus filhos, visto que o modo como eles tratam os trabalhadores domésticos, muitas vezes nocivo, permitirá que seus filhos tornem-se suscetíveis a reproduzir este comportamento atroz.

Outrossim, as questões históricas são agravantes que impedem a resolução do imbróglio exposto. Nesse sentido, a herança de "inferioridade feminina" oriunda dos séculos passados, permeou o ambiente de trabalho doméstico, de maneira que passou-se a desvalorizar o trabalho e desfavorecer os trabalhadores - compostos principalmente por mulheres. Assim, essa conjuntura é inconcebível, uma vez que os empregados domésticos são essenciais para a manutenção da vida da sociedade em geral e, como cidadãos, merecem respeito e dignidade em seu ambiente de trabalho.

Portanto, em razão da formação familiar das questões históricas, faz-se necessária uma intervenção. Desse modo, o Ministério da Cidadania deve, por meio de maior arrecadação de impostos, estabelecer a regulamentação de mais direitos aos trabalhadores domésticos, para que eles sejam plenamente valorizados. Além disso, essas ações podem ser complementadas com a distribuição de panfletos, com o intuito de expressar a importância desses trabalhadores e impedir sua subestimação, como em "Cheias de Charme".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Trabalho doméstico analogo ao escravo
por study123    - In: Outros temas
0 Respostas 
252 Exibições
por study123
0 Respostas 
301 Exibições
por Anabia18
0 Respostas 
149 Exibições
por Sailor
0 Respostas 
160 Exibições
por Rafaeljjj
Trabalho doméstico análogo ao escravo
por naybz    - In: Outros temas
0 Respostas 
51 Exibições
por naybz
0 Respostas 
66 Exibições
por TomGames78
1 Respostas 
80 Exibições
por Wesley529
0 Respostas 
66 Exibições
por Stephane07
0 Respostas 
63 Exibições
por FelieAngelo
0 Respostas 
38 Exibições
por bonecadela

Tendo em vista a imagem ruim do policial perante a[…]

OlrenBeat corrije minha redação pr[…]

Paulo Freire, em seu livro Pedagogia do Oprimido, […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM