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Por FelieAngelo
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É comum encontrar a figura da família tradicional em vários filmes, como em Stuart Litte, que apesar da estranha presença de um rato como integrante daquele lar, temos um personagem comum: A mulher, imbuída das tarefas de casa e de cuidar dos filhos. Projetando essa mãe na realidade, longe da ficção, nos deparamos com um problema que é a antítese da beleza do cinema, e que acaba por tolher sonhos profissionais e seu repouso pós-trabalho.
Quando nós dirigimos a constituição, no seu artigo 5°(dos direitos e garantias fundamentais), notamos que, a igualdade expressa na lei suprema e originária do Brasil, não tem efeito prático no que tange a equivalência desses direitos aos homens e as mulheres, sobrecarregando estas que além das suas tarefas profissionais, são obrigadas a despender, sozinhas, horas para com os cuidados domésticos.
Em um plano mais amplo, quando permitimos ou consentimos essa desigualdade de gênero nas funções familiares, contribuimos também para a disparidade refletida na vida laborativa das mulheres, que acabam recebendo menos e trabalhando mais.
Como medida corretiva, devemos, portanto, promover, através da sociedade e dos órgãos de proteção a mulher, campanhas de valorização feminina juntamente com as escolas que tem o papel fundamental e desenvolver atividades de materialização da equivalência dos direitos e deveres que ambos os sexos possuem na vida pessoal e profissional.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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