Em primeiro lugar, observa-se o papel dos “influencers” nessa problemática. A título de exemplo, o canal no YouTube chamado “Talk Flow”, direcionado exclusivamente para a entrevista, exibe anúncios de empresas no espaço de visão do telespectador — em geral, de “Fast-Foods” —, fazendo com que o mesmo seja induzido a comprar e usar o produto. Desse modo, é notório que essas celebridades cibernéticas, com seu grande poder de influência, instigam o seu público a direcionar os olhos a determinados produtos que, como consequência, irá promover uma população suscetível a isso. Em resumo, é imprescindível solucionar o revés.
Ademais, o consumismo atua também como causador do contratempo. Consoante a George Orwell, ele diz que a massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa. Paralelamente, percebe-se que o hábito do consumo no corpo social corrobora para o óbice, tendo em vista que a nação segue um padrão de ação: os anunciantes divulgam o produto, os habitantes adquirem, usam, e descartam temporalmente, porém, com a inovação constante, os proprietários dos objetos sentem-se desatualizados e, por conseguinte, irão recomeçar o ciclo, exibindo-se um país extremamente gastador. Por certo, é obrigatório que medidas sejam tomadas.
Em suma, é urgente que estes infortúnios sejam de interesse público. Portanto, cabe ao Ministério das Comunicações e o Ministério da Educação criarem, através de verbas governamentais, ações na Internet que reduzam os impactos dos anúncios pelos influenciadores digitais e, além disso, originarem campanhas publicitárias com o intuito de reduzir o gasto exacerbado dos cidadãos. Assim sendo, poder-se-á amenizar o quadro das propagandas no Brasil, construindo um território não ignorante e mais conhecedor dos malefícios e, como resultado, nos afastarmos do que a história ressalta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.