Em primeira ótica, cabe analisar o descaso governamental perante a pandemia como um impasse para a evolução da educação, já que, como citado na Constituição de 1988, é função do Estado investir em saúde, isso implica na compra de vacinas, com o objetivo do retorno às aulas presenciais. Segundo o filósofo Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de pensar e agir, logo, nota-se que o problema, lamentavelmente, tornou-se cotidiano e os cidadãos habituaram-se a ele. Assim, em virtude dessa alienação, a deficiência educacional persiste no corpo social e se agrava em decorrência do vírus.
Além disso, a falta de grandes investimentos na educação é outro fator que que dificulta a atenuação do obstáculo. Conforme Immanuel Kant, o homem é o que a educação faz dele, desse modo, a falta de verbas para a educação torna-se, inegavelmente, um problema, já que a instrução é fundamental para a formação de cidadãos críticos, e essa adquire cada vez menos atenção.
É inaceitável, portanto, que a problemática supracitada permaneça na sociedade. A fim de minimizar os impactos pandêmicos nas escolas, faz-se necessário o investimento expressivo no campo educacional, por meio do Ministério da Educação. Ademais, essa medida deve ser realizada em conjunto com a aplicação de verbas na área da saúde, pois sem essa é impossível a aprendizagem. Adotando tais atitudes, será possível conter os danos causados pelo vírus Covid-19.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.