Primeiramente, é importante destacar que essa hostilidade ocorre ,na maioria das vezes ,entre pessoas com cargos de” níveis” diferentes, como entre chefe e empregado. A título de ilustração, no filme O Diabo veste Prada de 2006, a personagem Miranda,diretora chefe da Revista Runway, submete e humilha suas funcionárias diariamente,sobretudo a Andrea,jornalista estagiária .Asimm, por ter um cargo de importância coniderada mais elevada a personagem enxerga as demais colegas de trabalho como inferiores, tratando-as, de maneira abusiva e degradante.
Consequentemente, atitudes desse tipo suscitam sequelas psicológicas às vítimas.Situações vexatórias em forma de “piadas”, comportamentos autoritários que atingem a dignidade do indivíduo afetando sua autoestima provocam ou acentuam patologias mentais como Ansiedade e Depressão, sobretudo, esta que ,atualmente, se configura como a segunda colocada entre as principais causas de incapacidade para o trabalho no mundo, segundo a OMS ( Organização Mundial da Saúde.
Infere-se, portanto, que medidas de contenção do problema e assistência às vítimas sejam tomadas. Logo, cabe às Empresas, por possuírem a obrigação promover o bem-estar no ambiente de trabalho, promoverem discussões a respeito do problema e seus efeitos,mediante cartilhas educativas e rodas de conversa entre os funcionários e psicólogos, para que novas situações de assédio sejam evitadas. Ademais, ainda é de responsabilidade dos contratantes prestar assistência psicológica a seus funcionários para que problemas psíquicos,como os supracitados, sejam tratados. Desse modo, espera-se mitigar o assédio moral no ambiente de trabalho.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.