Diante desse cenário preocupante, observa-se a falta de chances dadas aos jogadores negros como principal empecilho na vida profissional destes. De acordo como Milton Santos, importante geógrafo brasileiro, “A sociedade parece considerar que há um lugar predeterminado, lá em baixo, para os negros e assim tranquilamente se comporta". Seguindo a mesma linha de raciocínio, presença negra no esporte é muito negligenciada, apesar de sua importância de ter uma sociedade mais justa. Com isso, deixa-se de oferecer oportunidades para esportistas talentosos por conta da cor da pele, tornando a visibilidade negra no mercado esportivo quase inexistente, o que contribui, ainda mais, para o enraizamento do racismo da sociedade atual, e -como afirma o geógrafo- esta tranquilamente se comporta, apesar da triste realidade apresentada.
Além disso, evidencia-se a pouca relevância que os impactos racistas recebem, o que contribui para a continuidade do racismo no esporte. Nesse contexto, Desmond Tutu, arcebispo sul-africano, afirma que se alguém fica neutro em situações racistas, essa pessoa escolhe o lado do opressor. Nesse sentido, é observado que os torcedores, principalmente, ofendem jogadores e a torcida adversária com xingamentos de cunho racista, o que é, muitas vezes, omitido por pelos próprios responsáveis do clube esportivo, o que faz deles coniventes ao racismo evidenciado, o que faz do esporte - os jogos - um espaço de descaso, desigualdade e totalmente o contrário do que deveria ser, um espaço de representatividade.
Portanto, o Ministério da Educação deve, com urgência, criar campanhas educativas, por meio de um direcionamento dos meios governamentais, como as verbas, com a finalidade de tornar o esporte um local inclusivo e combater o racismo neste, como a diminuição da violência racial nos jogos e dê notabilidade nos impactos causados do racismo em campo. Ademais, é necessário que o Ministério do Esporte promova ações publicitárias que informem a importância de ter mais representatividade nos times oficiais de esporte brasileiros, para que se tenha mais oportunidades de ascensão de negros nestes, deixando de ter um local predeterminado lá em baixo para estes atletas.
Alguém me ajuda nessa, por favor @Ashiley @eurodrigo
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 127
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.