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#64368
No filme “42- A História De uma Lenda”, da plataforma de streaming Google Play, é exposto a trajetória de um jogador de baseball, que sofre com o racismo ao ser o único negro a jogar no time. Nesse sentido, a narrativa revela a importância da representatividade negra nos campos, como forma de combater o racismo no esporte. Fora da ficção, essa inclusão também não é realizada no Brasil, visto que, os desafios enfrentados pelos atletas negros é observado nos times brasileiros, causada pela falta de oportunidades oferecidas a eles e pela pouca importância dada aos impactos do racismo no esporte.

Diante desse cenário preocupante, observa-se a falta de chances dadas aos jogadores negros como principal empecilho na vida profissional destes. De acordo como Milton Santos, importante geógrafo brasileiro, “A sociedade parece considerar que há um lugar predeterminado, lá em baixo, para os negros e assim tranquilamente se comporta". Seguindo a mesma linha de raciocínio, presença negra no esporte é muito negligenciada, apesar de sua importância de ter uma sociedade mais justa. Com isso, deixa-se de oferecer oportunidades para esportistas talentosos por conta da cor da pele, tornando a visibilidade negra no mercado esportivo quase inexistente, o que contribui, ainda mais, para o enraizamento do racismo da sociedade atual, e -como afirma o geógrafo- esta tranquilamente se comporta, apesar da triste realidade apresentada.

Além disso, evidencia-se a pouca relevância que os impactos racistas recebem, o que contribui para a continuidade do racismo no esporte. Nesse contexto, Desmond Tutu, arcebispo sul-africano, afirma que se alguém fica neutro em situações racistas, essa pessoa escolhe o lado do opressor. Nesse sentido, é observado que os torcedores, principalmente, ofendem jogadores e a torcida adversária com xingamentos de cunho racista, o que é, muitas vezes, omitido por pelos próprios responsáveis do clube esportivo, o que faz deles coniventes ao racismo evidenciado, o que faz do esporte - os jogos - um espaço de descaso, desigualdade e totalmente o contrário do que deveria ser, um espaço de representatividade.

Portanto, o Ministério da Educação deve, com urgência, criar campanhas educativas, por meio de um direcionamento dos meios governamentais, como as verbas, com a finalidade de tornar o esporte um local inclusivo e combater o racismo neste, como a diminuição da violência racial nos jogos e dê notabilidade nos impactos causados do racismo em campo. Ademais, é necessário que o Ministério do Esporte promova ações publicitárias que informem a importância de ter mais representatividade nos times oficiais de esporte brasileiros, para que se tenha mais oportunidades de ascensão de negros nestes, deixando de ter um local predeterminado lá em baixo para estes atletas.
Alguém me ajuda nessa, por favor :cry: :cry: :cry: @Ashiley @eurodrigo
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 127

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 167

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 167

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#64406
Olá, @Iswbraga! Tudo bem?

Ajudo sim! Trarei uma análise detalhada assim que possível. Ok?

Até lá! Abs. ;)
#64530
Correção de redação - ENEM
@Iswbraga - A importância da representatividade negra para se combater o racismo no esporte brasileiro

A1, A2 e retomadas (tese)
Elementos temáticos
Ótimo! Muito bem!
Poderia ser melhor
Erro (desvio)
Adicionar
Confuso (não está claro)
Repetição
Desnecessário
Conectivos e operadores argumentativos
Repertório e/ou material sociocultural
Elementos da proposta

No filme “42- A História Dde uma Lenda”, da plataforma de "streaming" Google Play, é exposto a trajetória de um jogador de baseball, que sofre com o racismo ao ser o único negro a jogar no time. Nesse sentido, a narrativa revela a importância da representatividade negra nos campos, como forma de combater o racismo no esporte. Fora da ficção, essa inclusão também não é realizada no Brasil, visto que, os desafios enfrentados pelos atletas negros ésão observados nos times brasileiros, causadaos pela falta de oportunidades oferecidas a eles (A1 antecipado) e pela pouca importância dada (Por quem?) aos impactos do racismo no esporte (A2 antecipado).
➜ Boa introdução! Eu consigo enxergar, sim, uma tese; porém, rasa. Por isso, recomendo que diminua a exposição do repertório em linhas e, com isso, aumente o conteúdo da sua tese - o que deixa o seu posicionamento muito mais produtivo. O repertório utilizado, entretanto, é pertinente e - por mais que superficialmente - produtivo. Então, atente-se à necessidade de uma maior clareza de ideias e, também, aos errinhos de estrutura sintática demarcados. Ok? ;)

Diante desse cenário preocupante, observa-se a falta de chances dadas aos jogadores negros como principal empecilho na vida profissional destes (retomada do A1 antecipado). (ausência de conectivo) De acordo como (retirar) Milton Santos, importante geógrafo brasileiro, “A sociedade parece considerar que há um lugar predeterminado, lá em baixoembaixo, para os negros e assim tranquilamente se comporta". [Substituir por "A esse respeito"; "Nesse viés"; "Nessa lógica";...] Seguindo a mesma linha de raciocínio, a presença negra no esporte é muito negligenciada, apesar de sua importância de ter no alcance de uma sociedade mais justa. Com isso, deixa-se de oferecer oportunidades para esportistas talentosos por conta da cor da pele, tornando a visibilidade negra no mercado esportivo quase inexistente, o que contribui, ainda mais, para o enraizamento do racismo da sociedade atual, e - como afirma o geógrafo - estaessa tranquilamente se comporta, apesar da triste realidade apresentada. (Muito bem!)
➜ Bom desenvolvimento! Em relação à argumentação, olha só, não tenho objeções - parabéns! Porém, atente-se à estrutura sintática do seu parágrafo. Há váaarios erros bobos que poderiam - e podem -, com um pouco mais de estudo, ser atenuados. Ah, fique de olho no uso assertivo de conectivos. Ok? :mrgreen:

Além disso, evidencia-se a pouca relevância que os impactos racistas recebem, o que contribui para a continuidade do racismo no esporte (retomada do A2 antecipado). Nesse contexto, Desmond Tutu, arcebispo sul-africano, afirma que se alguém fica neutro em situações racistas, essa pessoa escolhe o lado do opressor (Ótimo repertório! :D). Nesse sentido, é observado que os torcedores, principalmente, ofendem jogadores e a torcida adversária com xingamentos de cunho racista, o que é, muitas vezes, omitido por (retirar) pelos próprios responsáveis do clube esportivo, o que faz deles coniventes ao racismo evidenciado,. Assim, o que faz do esporte - os jogos - (modificar) o esporte torna-se um espaço de descaso, desigualdade e totalmente o contrário do que deveria ser, um espaço de representatividade. (Boa!)
➜ Curti também! Entretanto, achei um pouco genérica a argumentação - não inválida, tá? Ela está super válida! É apenas uma opinião (gosto) pessoal -, mas nada que afete o rendimento, pelo menos ao meu ver. De todo modo, novamente, atente-se aos erros sintáticos e estruturais, bem como possíveis modificações de construção - para uma melhor fluidez. Ok? :!:

Portanto, o Ministério da Educação (AGENTE) deve, com urgência, criar campanhas educativas (AÇÃO), por meio de (MEIO DA AÇÃO) um melhor direcionamento dos meiosrecursos governamentais, como as verbas, com a finalidade de (FINALIDADE DA AÇÃO) tornar o esporte um local inclusivo e combater o racismo nestenesse presente, como (retirar) a diminuição da violência racial nos jogos e (retirar) notabilidade nos impactos causados dopelo racismo em campo (DETALHAMENTO DA FINALIDADE E AÇÃO). Ademais, é necessário que o Ministério do Esporte (AGENTE 2) promova (AÇÃO 2) ações publicitárias que informem a importância de ter mais representatividade nos times oficiais de esporte brasileiros, para que se tenha (FINALIDADE 2) mais oportunidades de ascensão de negros nestesnesses, deixando de ter um local predeterminado lá em baixoembaixo para estesesses atletas., como dizia Milton Santos. (presença de retomada de repertório, mas melhorável)
➜ Você contemplou os 5 elementos necessários para uma proposta maximizada, mas cuidado com a construção do parágrafo. Do modo que fez, por exemplo, o entendimento da proposta - de forma clara e rápida - está meio prejudicado, por mais que eu tenha compreendido os pontos propostos. Enfim, atente-se à estrutura sintática (que, principalmente nesse parágrafo, existem muitos erros e construções melhoráveis). Ok? :!:

Nota :!:
C1 (120) Ps.: esse foi o seu ponto mais fraco! Revise a estrutura sintática normativa para um melhor desempenho nas próximas redações. Ok?
C2 (200)
C3 (200)
C4 (160) Ps.: as muitas repetições desnecessárias, bem como a não fluidez de algumas construções reduziu a sua C4 ao nível 4.
C5 (200)

Material SUPER recomendado especialmente para você! :idea:
#64570
Ashiley escreveu:@Iswbraga, não tenho o que acrescentar. O @eurodrigo fez uma correção m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a! :D
- disse a menina que tirou 940 como treineira no ENEM. Hahaha!

Obrigado pelo elogio, Ash! :roll:
#64714
Iswbraga escreveu:
eurodrigo escreveu:
Ashiley escreveu:@Iswbraga, não tenho o que acrescentar. O @eurodrigo fez uma correção m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a! :D
- disse a menina que tirou 940 como treineira no ENEM. Hahaha!

Obrigado pelo elogio, Ash! :roll:
Muito obrigada pela correção, vou melhorar na próxima
Por nada, Isw! Tenho que certeza que irá melhorar! :D

Até a próxima redação! Abs. ;)
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