Não é de hoje que a falta de educação e inclusão de deficientes auditivos vem se mostrando um problema, de fato é difícil ver essas pessoas em escolas, tanto de ensino básico quanto ensino superior, E mais atípico que isso é ver eles no mercado de trabalho.
Uma pesquisa feita em 2019 do Instituto Locomotiva apresentado na 2° semana de acessibilidade surda(SAS) mostra que o Brasil tem cerca de 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva, mas apenas 37% está inserido no mercado de trabalho, e apenas 7% tem diploma de graduação.
Apesar de no Brasil ter leis que auxiliam na inclusão de surdos, sabemos que a maioria dos lugares públicos não tem intérpretes ou qualquer outros tipos de auxílio para pessoas com essa deficiência, principalmente em ambiente escolar. E a além da grande falta de estrutura para surdos, há também a falta de preparação de professores que muitas vezes não sabem lidar com crianças com tal "problema", dificultando o desenvolvimento dela no ambiente e nas matérias.E não podemos esquecer o preconceito que muitas dessas crianças sofrem,de colegas,funcionários e até familiares,que as faz querer desistir do aprendizado.
Dados aspectos acima é perceptível o desafio da educação dos surdos, e com certeza é um assunto que se deve ser discutido e estudado.Algumas das possíveis soluções poderia ser a educação e preparação de escolas e funcionários para receber esses alunos, a introdução de professores surdos para auxiliar esses alunos poderia ser de grande ajuda também. E a linguagem de sinais (Libras) devia ser mais acessível, para que as crianças não se sentissem estrangeiras em seu próprio país. Por fim vamos nos conscientizar e melhorar,para que todos tenham oportunidades independente de suas limitações.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.