Avatar do usuário
Por Batatax13
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#63045
A falta de inclusão na educação de deficientes auditivos

Não é de hoje que a falta de educação e inclusão de deficientes auditivos vem se mostrando um problema, de fato é difícil ver essas pessoas em escolas, tanto de ensino básico quanto ensino superior, E mais atípico que isso é ver eles no mercado de trabalho.
Uma pesquisa feita em 2019 do Instituto Locomotiva apresentado na 2° semana de acessibilidade surda(SAS) mostra que o Brasil tem cerca de 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva, mas apenas 37% está inserido no mercado de trabalho, e apenas 7% tem diploma de graduação.
Apesar de no Brasil ter leis que auxiliam na inclusão de surdos, sabemos que a maioria dos lugares públicos não tem intérpretes ou qualquer outros tipos de auxílio para pessoas com essa deficiência, principalmente em ambiente escolar. E a além da grande falta de estrutura para surdos, há também a falta de preparação de professores que muitas vezes não sabem lidar com crianças com tal "problema", dificultando o desenvolvimento dela no ambiente e nas matérias.E não podemos esquecer o preconceito que muitas dessas crianças sofrem,de colegas,funcionários e até familiares,que as faz querer desistir do aprendizado.
Dados aspectos acima é perceptível o desafio da educação dos surdos, e com certeza é um assunto que se deve ser discutido e estudado.Algumas das possíveis soluções poderia ser a educação e preparação de escolas e funcionários para receber esses alunos, a introdução de professores surdos para auxiliar esses alunos poderia ser de grande ajuda também. E a linguagem de sinais (Libras) devia ser mais acessível, para que as crianças não se sentissem estrangeiras em seu próprio país. Por fim vamos nos conscientizar e melhorar,para que todos tenham oportunidades independente de suas limitações.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

Avatar do usuário
Por Batatax13
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#63155
@3m1ly pode me ajudar é a primeira redação que posto
0
Avatar do usuário
Por 3m1ly
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#63164
Batatax13 escreveu:@3m1ly pode me ajudar é a primeira redação que posto
Em razão das minhas atividades avaliativas não estou corrigindo redações até sexta. Então, só vou voltar a corrigir no sábado, tudo bem para você?

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
0
Avatar do usuário
Por Batatax13
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#63319
3m1ly escreveu:
Batatax13 escreveu:@3m1ly pode me ajudar é a primeira redação que posto
Em razão das minhas atividades avaliativas não estou corrigindo redações até sexta. Então, só vou voltar a corrigir no sábado, tudo bem para você?
Por mim ok, obrigada 😊
0
Avatar do usuário
Por 3m1ly
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#63558
Certo
Parcialmente certo
Errado
Ausência

Introdução
Não é de hoje(1) que a falta de educação e inclusão de deficientes auditivos vem se mostrando um problema (Bases Argumentativas), de fato é difícil ver essas pessoas em escolas <Por quê?], tanto de ensino básico quanto ensino superior, E mais(2) atípico que isso é ver eles no mercado de trabalho.
Contextualização
Posicionamento (paráfrase ao tema + opinião)


Comentário
(1) - Deste de quando então?
(2) - Aqui pede uma conjunção aditiva.
-----> A introdução, em termos de estrutura, está incompleta.

Desenvolvimento
1.
Uma pesquisa feita, em 2019, do Instituto Locomotiva apresentado na 2° semana de acessibilidade surda(SAS) mostra que o Brasil tem cerca de 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva, mas apenas 37% está inserido no mercado de trabalho, e apenas 7% tem diploma de graduação. (Repertório)
Conectivo de ligação entre parágrafos
Tópico-frasal (problema)
Argumento complementar (causa)
Explicação da tese (como)
Consequências do problema ou apelo para que seja resolvido


Comentário
----> O desenvolvimento 01 está expositivo e não contempla a estrutura dissertativa-argumentativa.

2.
Apesar de no Brasil ter leis <Quais leis?] que auxiliam na inclusão de surdos, sabemos(3) que a maioria dos lugares públicos não tem<têm] intérpretes ou qualquer<quaisquer] outros tipos de auxílios para pessoas com essa deficiência auditiva, principalmente, em<no] ambiente escolar (Tópico-frasal). E a além da(4) grande falta de estrutura para surdos, há também(5) a falta de preparação de professores (Argumento complementar) que muitas vezes não sabem lidar com crianças com tal "problema"<Evite usar sarcasmo], dificultando o desenvolvimento delas no ambiente escolar e nas matérias<Não precisava]. E não podemos(3) esquecer o preconceito que muitas dessas crianças sofrem, <Não separe sujeito de predicado]de colegas, funcionários e até familiares, que as fazem querer desistir do aprendizado.
Conectivo de ligação entre parágrafos
Explicação da tese (como)
Repertório
Consequências do problema ou apelo para que seja resolvido


Comentário
(3) - Só use a terceira pessoa.
(4) - Sugestão: "Além disso, a".
(5) - Aqui deveria ser uma conjunção de causa.
----> O desenvolvimento 02 não está expositivo, porém está desorganizado.

Conclusão
Dados aspectos acima é perceptível o desafio da educação dos surdos, e com certeza<Desnecessário] é um assunto que se deve ser discutido e estudado. Algumas das possíveis soluções poderia ser <Ideia de dúvida] a educação e preparação de escolas e funcionários para receber esses alunos (Ação), a introdução de professores surdos<Como?] para auxiliar esses alunos poderia ser de grande ajuda também. E a linguagem de sinais (Libras) devia ser mais acessível <Como?, para que as crianças não se sentissem estrangeiras em seu próprio país. Por fim, vamos nos(3) conscientizar e melhorar, <Não separe sujeito de predicado] para que todos tenham oportunidades independente de suas limitações.
Agente
Meio/modo
Detalhamento
Finalidade


Comentário
----> A proposta de intervenção está incompleta.


Espero ter ajudado, beijos e bom estudo. :D

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
0
Avatar do usuário
Por Batatax13
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#63914
3m1ly escreveu:Certo
Parcialmente certo
Errado
Ausência

Introdução
Não é de hoje(1) que a falta de educação e inclusão de deficientes auditivos vem se mostrando um problema (Bases Argumentativas), de fato é difícil ver essas pessoas em escolas <Por quê?], tanto de ensino básico quanto ensino superior, E mais(2) atípico que isso é ver eles no mercado de trabalho.
Contextualização
Posicionamento (paráfrase ao tema + opinião)


Comentário
(1) - Deste de quando então?
(2) - Aqui pede uma conjunção aditiva.
-----> A introdução, em termos de estrutura, está incompleta.

Desenvolvimento
1.
Uma pesquisa feita, em 2019, do Instituto Locomotiva apresentado na 2° semana de acessibilidade surda(SAS) mostra que o Brasil tem cerca de 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva, mas apenas 37% está inserido no mercado de trabalho, e apenas 7% tem diploma de graduação. (Repertório)
Conectivo de ligação entre parágrafos
Tópico-frasal (problema)
Argumento complementar (causa)
Explicação da tese (como)
Consequências do problema ou apelo para que seja resolvido


Comentário
----> O desenvolvimento 01 está expositivo e não contempla a estrutura dissertativa-argumentativa.

2.
Apesar de no Brasil ter leis <Quais leis?] que auxiliam na inclusão de surdos, sabemos(3) que a maioria dos lugares públicos não tem<têm] intérpretes ou qualquer<quaisquer] outros tipos de auxílios para pessoas com essa deficiência auditiva, principalmente, em<no] ambiente escolar (Tópico-frasal). E a além da(4) grande falta de estrutura para surdos, há também(5) a falta de preparação de professores (Argumento complementar) que muitas vezes não sabem lidar com crianças com tal "problema"<Evite usar sarcasmo], dificultando o desenvolvimento delas no ambiente escolar e nas matérias<Não precisava]. E não podemos(3) esquecer o preconceito que muitas dessas crianças sofrem, <Não separe sujeito de predicado]de colegas, funcionários e até familiares, que as fazem querer desistir do aprendizado.
Conectivo de ligação entre parágrafos
Explicação da tese (como)
Repertório
Consequências do problema ou apelo para que seja resolvido


Comentário
(3) - Só use a terceira pessoa.
(4) - Sugestão: "Além disso, a".
(5) - Aqui deveria ser uma conjunção de causa.
----> O desenvolvimento 02 não está expositivo, porém está desorganizado.

Conclusão
Dados aspectos acima é perceptível o desafio da educação dos surdos, e com certeza<Desnecessário] é um assunto que se deve ser discutido e estudado. Algumas das possíveis soluções poderia ser <Ideia de dúvida] a educação e preparação de escolas e funcionários para receber esses alunos (Ação), a introdução de professores surdos<Como?] para auxiliar esses alunos poderia ser de grande ajuda também. E a linguagem de sinais (Libras) devia ser mais acessível <Como?, para que as crianças não se sentissem estrangeiras em seu próprio país. Por fim, vamos nos(3) conscientizar e melhorar, <Não separe sujeito de predicado] para que todos tenham oportunidades independente de suas limitações.
Agente
Meio/modo
Detalhamento
Finalidade


Comentário
----> A proposta de intervenção está incompleta.


Espero ter ajudado, beijos e bom estudo. :D
Obrigada,vou melhorar 😘
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
96 Exibições
por Erickbx
1 Respostas 
201 Exibições
por Jact769q7a
0 Respostas 
68 Exibições
por Beatriz5
2 Respostas 
207 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
98 Exibições
por Lyapr
7 Respostas 
224 Exibições
por MrMago
0 Respostas 
47 Exibições
por Th4isxz
0 Respostas 
78 Exibições
por deborasb
6 Respostas 
241 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
68 Exibições
por Luizatc04

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

O Brasil, diante da democratização d[…]

No que concerne a democracia na era digital, &eacu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM