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Por Ednaura
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#74141
Na obra "Memórias do cárcere" de Graciliano Ramos preso durante o período de estado novo relata as péssimas condições da sua rotina carcerária, além dos maus tratos. Atualmente o sistema prisional brasileiro não é mais opressor mas continua sendo exemplo de banalização e tortura, dessa forma cabe analisar a banalização e a superlotação das celas.
Em consequência disso, vemos que um dos maiores problemas do sistema prisional é a banalização das penitenciárias pois as péssimas condições estruturais dificultam o processo de evolução dos(as) encarcerados(as) devido à falta de suprimentos básicos desde higiene particular, alimentação e cuidados médicos.
Visto que, grande parte do problema da superlotação das celas seja devido à falta de sessões para julgamentos, pois algumas encarcerados(as) só estão presos(as) por que ainda não passaram pelo processo de Condenação Além de que muitos encarcerados(as) não estão separados(as) de acordo com cada delito cometido.
Portanto o Governo federal deve aplicar de forma justa os 3.472,22 centavos arrecadado com cada preso e fazer rodízio de sessão de julgamento para que possíveis inocentes fiquem livres diminuindo assim a quantidade dos encarcerados, e consequentemente aplicando as devidas posições pelos crimes cometidos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por anasilva1
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#74170
[1]Na obra "Memórias do cárcere" de Graciliano Ramos [2]preso durante o período de [3]estado novo[2] relata as péssimas condições da sua rotina carcerária, além dos maus tratos. Atualmente[2] o sistema prisional brasileiro não é mais opressor[4][2] mas continua sendo exemplo de banalização e tortura,[5] dessa forma[2] cabe analisar a [6]banalização e a superlotação das celas.

[1] – Substitua o “Na” por “A”. Assim, a construção frasal ficará mais fluida
[2] – Falta de vírgula
[3] – “estado novo” é com letra maiúscula
[4] – Em “o sistema prisional brasileiro não é mais opressor mas continua sendo exemplo de banalização e tortura”, não faz sentido. Se ele não é opressor, como ainda existe a tortura, que é um meio de oprimir os presos?
[5] – Falta de ponto
[6] – Repetição do termo “banalização”


Em consequência disso, [7]vemos que um dos maiores problemas do sistema prisional é a banalização das penitenciárias[2] pois as péssimas condições estruturais dificultam o processo de evolução dos(as) encarcerados(as)[2] devido à falta de suprimentos básicos [8]desde higiene particular, alimentação e cuidados médicos.

[7] – Não recomendo utilizar verbos na primeira pessoa do singular ou plural
[8] – Substitua esse “desde” por “para”
- Aqui você citou a “banalização das penitenciárias”. Você não quis dizer o “abandono das penitenciarias”?


[9]Visto que, grande parte do problema da superlotação das celas seja devido à falta de sessões para julgamentos, pois algumas encarcerados(as) só estão presos(as) por que ainda não passaram pelo processo de Condenação[5] Além de que muitos [6]encarcerados(as) não estão separados(as) de acordo com cada delito cometido.

[9] – Conectivo utilizado de forma errada. Para introduzir um outro parágrafo de desenvolvimento, utilize conectivos com sentido de adição
[6] – Repetição do termo “encarcerados(as)”
- Você poderia ter apresentado algum dado sobre as sessões de julgamento, para sustentar a sua tese.

Portanto[2] o Governo federal deve aplicar de forma justa os 3.472,22 centavos [10]arrecadado com cada preso e fazer rodízio de sessão de julgamento para que possíveis inocentes fiquem livres[2] diminuindo assim a quantidade dos encarcerados, e consequentemente aplicando as devidas posições pelos crimes cometidos.

[10] - Erro de concordância. "arrecadado" deve concordar em número com "centavos"
- Sua conclusão apresenta apenas o agente e a ação. Para que ela esteja completa, é necessário cinco elementos: Agente (quem faz), ação (o que será feito), meio/modo (como será feito), finalidade (para que será feito) e detalhamento (de qualquer um dos elementos já citados).
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