Nessa perspectiva, a xenofobia é um mau costume passado de geração para geração. Acerca disso, o físico Albert Einstein explica que é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito. Dessa maneira, isso pode facilmente ser aplicado a questão dos refugiados no mundo contemporâneo, visto que as pessoas ainda evitam e discriminam outras culturas e costumes por serem diferentes, passando o mesmo pensamento para a geração seguinte, o que torna essa situação ainda mais tenebrosa e difícil de ser erradicada. Dessa forma, é imprescindível que as atitudes xenofóbicas sejam extinguidas.
Em segundo plano, o ensino escolar não vem tratando sobre esse assunto, o que é negligente. Por conseguinte, o filósofo Immanuel Kant afirma que o ser humano não é nada além daquilo que a educação faz dele. Dessarte, isso é associado a questão dos refugiados atualmente, já que não se encontram formas educativas escolares de minimizar os preconceitos e situações de humilhação que vários refugiados passam, pois as escolas não explicam sobre as diferentes religiões, hábitos, etnias ou idiomas, o que faz presente a piora dessa tribulação. Desse modo, urge a necessidade da educação ser usada pra mudar essas práticas desafiadoras.
Portanto, é imperioso que sejam proporcionadas políticas públicas para intermediação do imbróglio pontuado. Por isso, cabe ao Ministério de Educação — ramo do Estado responsável por toda educação brasileira — promover o fim das dificuldades dos refugiados, por meio da realização de palestras e oficinas com emigrantes no país, devendo ocorrer em escolas e de forma virtual, a fim de mostrar a realidade de cada um e estabelecer um encontro cultural que mude a ocorrência elencada. Somente assim vários refugiados que sofrem com situações ruins, assim como Nadia, poderão viver naturalmente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.