Em primeiro lugar, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais na área de saúde para combater esse avanço da obesidade. Segundo o pensador Thomas Hobbes "O estado é responsável por garantir o bem estar da população", entretanto, não é isso que vem ocorrendo no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, as unidades de saúde públicas não oferecem tratamentos e nem apoio para esse grupo, desse modo essa ação acaba agravando a situação do individuo por muitas das vez não ter condições financeiras de buscar ajuda profissionais e com isso facilita a pessoa a conviver com essa doença e podendo ter varias outras.
Outrossim, a falta de uma boa alimentação acima de tudo também pode ser apontado como responsável pelo problema. De acordo com a atualização da pesquisa em 2020 do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, um em cada cinco adolescentes com idades entre 15 e 17 anos estão com excesso de peso e entre as pessoas de 40 a 59 anos, a proporção chegava a 70,3% . Visto que isso ocorre devido a falta de uma boa educação alimentar durante a infância e adolescência que a onde o corpo esta em maior desenvolvimento e o consumo em excesso de alimentos industrializados e fast food, causando impactos nocivos ao organismo.
Portanto fica evidente a necessidade de combater o aumento da obesidade no Brasil. Para tanto, é dever do Governo Federal junto com o Ministério da Saúde aplicar medidas para conter esses avanços nas escolas e na sociedade. Isso seria efetivado por meio da criações de campanhas alimentares na escolas e um programas com nutricionistas e especialistas nessa área nos postos de saúde, que avaliará as situações e dará inicio ao tratamento caso necessário. Essa proposta tem por finalidade estimular a população a ter uma boa alimentação e, caso aprovada, certamente contribuirá para a diminuição da obesidade no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.