Assim, segundo o patrono da educação Paulo Freire que defendia que a educação é para todos e que cada aluno tem algo a aprender e a ensinar. O impasse que essa limitação acarreta na sociedade traz desafios que jamais deveriam ser impostos, como a falta de emprego para as pessoas que não possuem um diploma, ou até mesmo a segregação que a falta do saber traz entre indivíduos. De acordo com o IBGE 6,0% da população é analfabeta, um dado que é inaceitável na atualidade.
Contudo, o estado é um grande empecilho para a resolução deste problema, já que o ministério da educação deixa a desejar na implementação de programas e políticas públicas para o povo, e as ninharias que existem, contam com a falta de divulgação. Outro fator que degradou ainda mais a situação fez-se a pandemia, visto a necessidade de ensino online, algo que o estado não estava nem um pouco preparado para implementar.
O ministério da educação pode estabelecer uma melhora da situação, por meio de medidas governamentais, e programas sociais, além de oferecer melhores pagamentos aos docentes, melhora na estrutura das escolas e a implementação de meios para que estudantes mais carentes e que vivem distantes de suas escolas possam usufruir de toda a sua capacidade de aprendizagem.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada