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Por ana54556
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#124446
A Constituição Federal de 1988 assegura a todos os Indivíduos o acesso aos direitos básicos de todos os cidadãos. No entanto, percebe-se que, na atual realidade brasileira, não há o cumprimento dessa garantia, principalmente no que diz respeito aos desafios da educação de Jovens e Adultos no Brasil, os quais são afetados pelo descaso estatal e a desigualdade econômica. Logo, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Sob esse viés, é relevante destacar a negligência governamental como agravante desses desafios. Esse contexto de inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das Instituições Zumbis, do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, todavia, sem cumprirem sua função social com eficácia. Refletindo-se, nas infraestruturas escolares que não possuem redes de apoios adequadas para comportar cada particularidade dos alunos. Nessa perspectiva, para a completa refutação da teoria do estudioso e mudança dessa realidade, faz-se imprescindível um investimento estatal.
Outrossim, é preciso apontar a desigualdade social como outro fator que contribui para a manutenção dessas problemáticas. Dado que, para muitos alunos com baixa renda, a necessidade de completar o colegial vira irrelevante perante os aspectos básicos de sobrevivência, como casa própria e alimentação, tendo muitos como os principais provedores da residência. Assim, influenciando diretamente nos altos níveis de evasão escolar.
Em síntese, torna-se fundamental a intervenção dos poderes públicos para superar tais obstáculos. Portanto, o Tribunal de Contas da União deve direcionar capital que, por intermédio do Ministério Educação e governadores, será revertida em ações de investimentos e qualificações nas escolas, por meio de palestras e projetos que irão atender cada situação, criando-se assim uma rede de apoio e interesses nos colégios. Dessa forma, o preceito constitucional será solidificado no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por ana54556
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#124471
@OlrenBeat
@Lauany25
@Guuga
@Biacdc

se vocês puderem corrigir minha redação por favor, eu agradeceria.
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Por OlrenBeat
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#124595
Olá! Vou analisar a sua redação de acordo com os critérios do Enem.

No geral, você apresentou uma boa estrutura dissertativo-argumentativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, é importante destacar alguns pontos que podem ser melhorados para tornar o seu texto mais consistente e coerente.

Na introdução, você trouxe o tema de forma adequada ao mencionar a garantia constitucional dos direitos básicos para todos os cidadãos. Porém, faltou uma tese clara que indicasse qual seria o ponto de vista defendido no texto. É importante estabelecer desde o início qual será a sua posição em relação aos desafios da educação de Jovens e Adultos no Brasil.

No primeiro parágrafo do desenvolvimento, você abordou corretamente a negligência governamental como um fator que contribui para esses desafios. A referência à teoria das Instituições Zumbis foi interessante para embasar essa argumentação. No entanto, é necessário fazer uma conexão mais explícita entre essa teoria e as infraestruturas escolares precárias mencionadas posteriormente.

No segundo parágrafo do desenvolvimento, você apontou corretamente a desigualdade social como outro fator relevante nessa problemática. No entanto, seria interessante trazer dados ou exemplos concretos que evidenciem essa realidade e reforcem a importância dessa questão na discussão sobre os desafios da educação de Jovens e Adultos.

A proposta de intervenção apresentada na conclusão está bem elaborada em termos gerais: direcionamento de capital pelo Tribunal de Contas da União para investimentos e qualificações nas escolas. No entanto, é importante fornecer mais detalhes sobre como essas ações seriam realizadas, quem seriam os responsáveis por executá-las e quais seriam os possíveis resultados esperados.

Além disso, ao longo do texto, é necessário trabalhar melhor a coesão textual. Utilize conectivos adequados para articular as ideias de forma mais clara e fluente.

No geral, sua redação apresenta uma boa estrutura argumentativa e aborda pontos relevantes relacionados aos desafios da educação de Jovens e Adultos no Brasil. Para melhorar o texto, sugiro que você:

1. Estabeleça uma tese clara na introdução;

2. Faça conexões mais explícitas entre as ideias apresentadas;

3. Utilize dados ou exemplos concretos para embasar suas argumentações;

4. Desenvolva com mais detalhes a proposta de intervenção;

5. Aperfeiçoe a coesão textual utilizando conectivos adequados.

Lembre-se também de revisar seu texto quanto à gramática, ortografia e pontuação antes de finalizá-lo.

Espero ter ajudado! Se tiver alguma dúvida adicional ou precisar de mais orientações, estou à disposição!
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