É preciso pontuar de início que, a falta de presença do Estado Federal prejudica a segurança do meio escolar como em qualquer outro lugar. De acordo com o Instituto de Pesquisa Espacial (INPE), a taxa de violência em âmbito escolar, que é calculada mediante a pesquisa em todo espaço nacional, está concentrada nas escolas públicas. Nesse sentido, a falta de segurança nesses locais cria um ambiente violento com práticas de bullying, agressões físicas entres as pessoas e o consumo e venda de drogas é maior. Portanto, da insegurança é gerado um desinteresse em determinados alunos que convivem com esse problema.
Outro ponto desta questão é a estrutura dos prédios de ensino da maioria das prefeituras, que não tem condições de satisfazer as necessidades dos jovens. Na mesma pesquisa do (INPE), revela que 54% das escolas de origem não federal, não estão estruturalmente aptas a transmitir ensino de qualidade para os alunos. Seguindo nessa linha de raciocínio, as instituições de ensino municipais e estaduais têm dificuldade de comportar o aluno com salas de aulas tecnológicas, refeitório com melhores condições e também dinamizar o ensino com experiência didática boa em relação ao padrão. Em outras palavras, esse conjunto de elementos torna a fase de aprendizagem mais interessante e satisfatória afetando a evasão escolar
Por isso tudo, o abandono escolar deve combatido pelo poder público junto com as prefeituras e os estados brasileiros, para buscar meios de melhorar a relação dos estudantes com a escola. No que diz respeito à segurança, esses poderes podem estabelecer um vínculo com a polícia militar para que ela ofereça soldados recém formados para que eles passem uma temporada rotativa nas escolas socializando com os jovens e assegurando-lhes ao mesmo tempo, da mesma forma, com a parte estrutural desses ambiente alcançar um padrão de construção e reforma das escolas com laboratórios, oficinas culturais, ministrar cursos de capacitação, tudo isso ajudará a fortalecer o vínculo entre escola e estudante. Assim, com o passar do tempo, a igualdade no ensino alcançada por meio dessas medidas de contenção a evasão escolar, irão diminuir outros problemas ligados a ela.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.