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Por Lourencosg
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#122936
Em suas renomadas obras, Manoel de Barros, grande poeta modernista, desenvolveu uma "Teologia do Traste", tendo como característica marcante a valorização de situações esquecidas ou ignoradas. Partindo da lógica barrosiana, faz-se necessário, pois, notabilizar o aumento da evasão escolar no Brasil, que se encontra silenciado. Desse modo, é preciso destacar a ineficácia estatal e a apatia social como principais causas do impasse.
Nesse panorama, primordialmente, constata-se o desserviço estatal como uma das causas do abandono escolar. Segundo o filósofo Hegel, "o estado é o pai e deve proteger seus filhos". Nessa ótica, tal teoria não é constatada na conjuntura brasileira, posto que, o Poder Público não dá a devida relevância ao aumento de casos em relação a evasão escolar -que frequentemente é provocado pela desigualdade financeira- sobretudo no pleito eleitoral. Essa realidade é corroborada pela escassez de investimentos efetivos na área da educação para democratizar e motivar o estudo pleno aos alunos, em virtude dessas aplicações não gerarem capital político para os governantes em futuras eleições. Essa circunstância é crítica, ao passo que, consequentemente, acarreta no descaso social e no crescimento do trabalho infantil na menoridade. Sendo assim, em razão da omissão governamental, o problema é agravado no cotidiano da pátria.
Ademais, é válido salientar a omissão social diante dessa preocupante realidade. Nesse âmbito, a filósofa Hanna Arendt, em sua teoria da "Banalidade do Mal", sustenta que a sociedade se cala perante determinados problemas sociais, o que acaba por naturalizar situações problemáticas. Sob esse viés, é notório a incidência do pensamento de Arendt em relação ao abandono escolar, já que a maioria da sociedade enxerga a evasão como algo banal e de pouca importância, já que é um problema que não atinge a todos, apenas a população de baixa renda, com escassas discussões acerca dos impactos da desistência dos estudos. A título de exemplo, pode-se enunciar uma pesquisa feita pelo IBGE no ano de 2019, em que 18% dos jovens abandonaram o ensino médio, devido a dificuldades financeiras no transporte e na compra de materiais. Com isso, há pouca pressão social no governo para mudança desse paradigma e, seguindo a linha filosófica de Arendt, verifica-se a banalização do mal diante dos cidadãos.
Portanto, elucida-se a necessidade de medidas para conter a evasão escolar no Brasil. Para isso, o Estado -responsavel pela garantia dos direitos aos cidadãos- deve criar um programa de benefícios financeiros aos estudantes, além de realizar campanhas de motivação. Essa ação será realizada por meio de investimentos positivos na área da educação, a fim de que o abandono colegial seja amenizado e a população conscientizada. Dessa forma, os estudantes serão instigados a estudar plenamente e a obra de Manuel de Barros não mais refletirá a realidade nacional.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Vitruvio
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#122941
Olá,

Sua redação apresenta uma construção sólida, apesar de genérica. Fica claro, tanto pelo argumentos , quanto pelos repertórios utilizados, que não há autoralidade.
Apesar do desenvolvimento ser a parte "mais importante" da redação, eu recomendaria que você trabalhasse mais a introdução e a intervenção.
Na introdução, você pode contextualizar melhor o tema antes de encaixar a tese.
Já na conclusão, dizer que a proposta será viabilizada "por meio de investimentos" é muito vago.
Por fim, tente ser mais objetivo nos seus desenvolvimentos. Há trechos um tanto prolixos, visto que você retorna com a questão econômica nos dois parágrafos (mesmo não sendo a tese que você apresentou na introdução).
Não vou me atentar aos erros gramaticais mas dá uma revisada nas repetições excessivas. No terceiro parágrafo "Arent" é utilizado 3 vezes.

De qualquer forma, parabéns pela redação e boa sorte nos próximos textos.
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Por Peverton
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#123033
"o estado é o pai e deve proteger seus filhos". (O Estado)

"responsavel pela garantia" (responsável)

Erro de acento; citação é iniciada com letra maiúscula; Estado se escreve com letra maiúscula devido fazer referência a um órgão.

Achei os parágrafos de desenvolvimento enormes, não sei se cabe na folha de redação. Mas não tirei pontos por isso. A redação tá bem argumentada .
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Por juanblei
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#123049
A constituição de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê no seu artigo sexto Educação de qualidade a todos cidadães brasileiros. Entretanto, tal prorrogativa não tem se reverberado com ênfase, na prática, quando se observa o aumento da evasão escolar no Brasil, o que dificulta a democratização desse direito básico. Diante disso, faz necessário analisar fatores como o conservadorismo no modo de ensinar e a urgência da entrada no mercado de trabalho.
Em primeira análise, a qualidade do ensino fica em questão quando observamos a metodologia que não muda há anos. Isso no pela ótica do filósofo Zigmaut Baumant vai contra sua ideia de modernidade liquida que diz sobre a humanidade atualmente estar passando por grandes e rápidas mudanças. O que infelizmente não engloba a educação.
A demais, existe uma grande urgência para os jovens, em específico os de áreas periféricas, a entrada no mercado de trabalho para auxiliar nas despesas da família. Com isso muitos jovens são infelizmente obrigados a deixar os estudos e procurar um emprego.
Com isso, medidas são necessárias para o fim da problemática. Para tal fim, é imprescindível que o Ministério da Educação, junto com o Ministério da Cultura, invistam em cursos técnicos de diferentes áreas, para escolas de ensino estadual, através de impostos públicos. Esses cursos contariam com uma bolsa de 400 reais e os alunos teriam que passar por um processo seletivo para ingresso no curso desejado. Além disso, também seria necessário, através dos mesmos agentes, a realização de reuniões anuais para repensar o modo de ensinar. Por fim, apenas dessa maneira o Brasil se veria livre do aumento da evasão escolar e o artigo sexto seria zelado.
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Por Eli79
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#124513
@Lourencosg,

Olá! Boa noite.

Visão Geral: A organização dos argumentos a serem desenvolvidos no corpo textual, foram muito bem elaboradas na sua introdução . Adiante, os argumentos foram bem destrinchados, em ambos os parágrafos. Todavia, atente-se ao usar os conectivos. Sua conclusão está completa, desenvolveu corretamente os elementos.

Obs: Seu texto está ótimo, se possível foque em aprimorar as regras básicas sobre o uso de conectivos. Parabéns!!!
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