Nesse panorama, primordialmente, constata-se o desserviço estatal como uma das causas do abandono escolar. Segundo o filósofo Hegel, "o estado é o pai e deve proteger seus filhos". Nessa ótica, tal teoria não é constatada na conjuntura brasileira, posto que, o Poder Público não dá a devida relevância ao aumento de casos em relação a evasão escolar -que frequentemente é provocado pela desigualdade financeira- sobretudo no pleito eleitoral. Essa realidade é corroborada pela escassez de investimentos efetivos na área da educação para democratizar e motivar o estudo pleno aos alunos, em virtude dessas aplicações não gerarem capital político para os governantes em futuras eleições. Essa circunstância é crítica, ao passo que, consequentemente, acarreta no descaso social e no crescimento do trabalho infantil na menoridade. Sendo assim, em razão da omissão governamental, o problema é agravado no cotidiano da pátria.
Ademais, é válido salientar a omissão social diante dessa preocupante realidade. Nesse âmbito, a filósofa Hanna Arendt, em sua teoria da "Banalidade do Mal", sustenta que a sociedade se cala perante determinados problemas sociais, o que acaba por naturalizar situações problemáticas. Sob esse viés, é notório a incidência do pensamento de Arendt em relação ao abandono escolar, já que a maioria da sociedade enxerga a evasão como algo banal e de pouca importância, já que é um problema que não atinge a todos, apenas a população de baixa renda, com escassas discussões acerca dos impactos da desistência dos estudos. A título de exemplo, pode-se enunciar uma pesquisa feita pelo IBGE no ano de 2019, em que 18% dos jovens abandonaram o ensino médio, devido a dificuldades financeiras no transporte e na compra de materiais. Com isso, há pouca pressão social no governo para mudança desse paradigma e, seguindo a linha filosófica de Arendt, verifica-se a banalização do mal diante dos cidadãos.
Portanto, elucida-se a necessidade de medidas para conter a evasão escolar no Brasil. Para isso, o Estado -responsavel pela garantia dos direitos aos cidadãos- deve criar um programa de benefícios financeiros aos estudantes, além de realizar campanhas de motivação. Essa ação será realizada por meio de investimentos positivos na área da educação, a fim de que o abandono colegial seja amenizado e a população conscientizada. Dessa forma, os estudantes serão instigados a estudar plenamente e a obra de Manuel de Barros não mais refletirá a realidade nacional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.