Em primeira análise, é válido observar como a degradação da Amazônia contribui para o aquecimento do planeta. Segundo o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), o desmatamento legal das florestas causam desequilíbrio climático. Desse modo, as queimadas florestais liberam gases poluentes na atmosfera como o CO2, o que resulta em doenças respiratórias e cansaço por calor excessivo, bem como enchentes e alterações climáticas repentinas. Tudo isso é resultado das más ações do homem, a natureza avisa que não está tudo bem e as pessoas continuam cometendo os mesmos erros, ignorando os sinais do planeta.
Ademais, o empobrecimento dos solos é outro fator resultante do desflorestamento. Conforme o IMAZON (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), uma área de 768 Km/2 da floresta tropical foi afetada em 2021. É provável que os impactos afetem diretamente a economia, já que a vegetação é fundamental para a manutenção dos solos e a preservação desses nutrientes. Com o solo degradado não tem como fazer plantio e consequentemente faz a atividade exportadora decair e o preço dos alimentos e produtos subirem.
Portanto, é de extrema importância, que o ministério do meio ambiente, órgão responsável pela política nacional ambiental, promova políticas públicas que vise ter a fiscalização como base (Florestal), não só da Amazônia mas de outras florestas que compõem o Brasil. Por meio de monitoramento via satélite e disponibilização de um número para denúncias, com a finalidade de reduzir ao máximo o crescimento do desflorestamento. Uma vez que já tenham leis para proteger o meio ambiente, mas não há uma supervisão adequada e eficaz.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.