Em primeiro plano, uma das problemáticas mais debatidas na área da saúde é o insuficiente contato direto com a morte dos enfermos e as fases prévias da mesma. Nessa perspectiva, pode-se mencionar Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, importante membro da luta contra o Apartheid e vencedor de um Prêmio Nobel da Paz, pois afirmava que a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo. Em detrimento disso, é perceptível a necessidade do aprimoramento do sistema de ensino que vigora, principalmente, em cursos como medicina e enfermagem, que possuem contato direto com os doentes que necessitam dos tratamentos paliativos. Por conseguinte, as autoridades competentes devem intervir, urgentemente, na educação dos profissionais da saúde na Pátria.
Ademais, outra questão que angaria revezes ao sistema clínico brasileiro é a ignorância exercida, majoritariamente, pelos médicos sobre os pacientes, visto que, para a utilização correta da medicina paliativa, os doutores do ramo abordado precisam ser bons ouvintes e devem estabelecer o conforto requisitado aos enfermos e aos seus familiares. Sob esse viés, Nise da Silveira, renomada médica psiquiatra brasileira, a fim de estabelecer uma melhor relação entre os profissionais da saúde e os pacientes, acreditava que o atendimento hospitalar deveria ser realizado com afeto. Dessa forma, compreende-se que os agentes da saúde têm elevada importância social no que se refere ao bem-estar físico e psicológico da população. Consequentemente, o Estado deve desenvolver medidas para solucionar o impasse o quanto antes, no intuito de reduzir tal defasagem no sistema médico do Brasil.
Portanto, atitudes são necessárias para dirimir o óbice. Logo, o Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, deverá garantir que haja, em cada universidade credenciada pelo MEC, como obrigação nos cursos iátricos, a necessidade de implementar duas novas cadeiras acadêmicas — intituladas como: “Psicologia e combate contra traumas pós-morte” e “Tratamento harmônico ao paciente” —, a fim de obliterar ambos os problemas debatidos até então. Como resultado, o modelo de prática médica idealizada por Celeno, finalmente, irá se tornar realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 136
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.