Avatar do usuário
Por Hospedar
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#85636
Conforme Celmo Celeno, professor e médico cardiologista brasileiro, a medicina é uma ciência que deve ser aplicada com o uso da mente e do coração. Contudo, essa metodologia iátrica não é facilmente aplicada no Brasil, dificultando, dessa maneira, a importante prática dos cuidados paliativos, sobretudo com os indivíduos portadores de patologias graves. Desse modo, nota-se a presença de dois problemas severos no País, sendo eles: a educação deficitária presente na formação dos profissionais da saúde e a ignorância existente na relação entre os mesmos e o paciente.
Em primeiro plano, uma das problemáticas mais debatidas na área da saúde é o insuficiente contato direto com a morte dos enfermos e as fases prévias da mesma. Nessa perspectiva, pode-se mencionar Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, importante membro da luta contra o Apartheid e vencedor de um Prêmio Nobel da Paz, pois afirmava que a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo. Em detrimento disso, é perceptível a necessidade do aprimoramento do sistema de ensino que vigora, principalmente, em cursos como medicina e enfermagem, que possuem contato direto com os doentes que necessitam dos tratamentos paliativos. Por conseguinte, as autoridades competentes devem intervir, urgentemente, na educação dos profissionais da saúde na Pátria.
Ademais, outra questão que angaria revezes ao sistema clínico brasileiro é a ignorância exercida, majoritariamente, pelos médicos sobre os pacientes, visto que, para a utilização correta da medicina paliativa, os doutores do ramo abordado precisam ser bons ouvintes e devem estabelecer o conforto requisitado aos enfermos e aos seus familiares. Sob esse viés, Nise da Silveira, renomada médica psiquiatra brasileira, a fim de estabelecer uma melhor relação entre os profissionais da saúde e os pacientes, acreditava que o atendimento hospitalar deveria ser realizado com afeto. Dessa forma, compreende-se que os agentes da saúde têm elevada importância social no que se refere ao bem-estar físico e psicológico da população. Consequentemente, o Estado deve desenvolver medidas para solucionar o impasse o quanto antes, no intuito de reduzir tal defasagem no sistema médico do Brasil.
Portanto, atitudes são necessárias para dirimir o óbice. Logo, o Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, deverá garantir que haja, em cada universidade credenciada pelo MEC, como obrigação nos cursos iátricos, a necessidade de implementar duas novas cadeiras acadêmicas — intituladas como: “Psicologia e combate contra traumas pós-morte” e “Tratamento harmônico ao paciente” —, a fim de obliterar ambos os problemas debatidos até então. Como resultado, o modelo de prática médica idealizada por Celeno, finalmente, irá se tornar realidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 192

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 136

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 184

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por Hospedar
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#85637
- No Word a estrutura formou o seguinte padrão: 6+8+9+6=29.

- No início do D1, considerem "fases prévias da mesma" como "fases prévias à mesma", pois era essa a forma que eu gostaria de ter escrito; só não sei se estou correto em fazer essa alteração ou se é um belo de um "tanto faz".

- Agradeço de coração se puderem pontuar e debater comigo sobre a minha redação, isso é algo muito importante para mim e me ajuda muito a aprender!!! 🥰🥰🥰
0
Avatar do usuário
Por Higorvaz
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#85649
Olá, @Hospedar!

Irei corrigir sua redação aqui, ok? Porém, fique a vontade para criticar ou discordar de algo, pois não sou profissional :mrgreen:

Impressões do corretor - Você escreve muito bem! Consigo entender sua linha de raciocínio, pois você consegue deixar explícito sua opinião, mas, ainda há algumas falhas na dissertação-argumentação.


Notas a serem tomada:

Introdução - Tudo ok por aqui, você conseguiu aplicar um repertório sociocultural produtivo e, logo após, apresentar corretamente ao leitor o tema e as teses a serem desenvolvidas. Well Done!

D1 - Ok, você aplicou corretamente a tese e também usou um repertório sociocultural, mas, infelizmente, teve um deslize na dissertação-argumentação. Para que você entenda o que eu estou dizendo, irei ilustrar uma pequena tabela logo abaixo:

Causa - Nesse caso, a educação deficitária. Esse será o seu argumento, aqui é a sua base para construir sua argumentação.

Problematização - Agora que você já sabe o que irá argumentar sobre, precisa problematiza-lo. Você o fez no texto, então até aqui acho que nada errado por enquanto.

Consequência - Agora sim, esse aqui foi o inexistente no texto. Veja, esses 3 grifados fazem parte da dissertação-argumentação, ou seja, precisam estar presentes no texto. Observe que, no seu parágrafo, você apenas problematiza a tese, isto é, mostra do seu ponto de vista os problemas advindos dela, porém, quais são as consequências desse problema? Você precisa dize-los para a sustentabilidade e coerência do seu texto.

D2 - Bom, essa parte também é aplicável ao esquema ali acima. Também ficou, superficialmente, expositivo.

Proposta de Intervenção - Irei marcar como Aplicado e Não Aplicado os requisitos necessários para a construção do mesmo:


Agente: V

Ação: V

Meio/Modo: X

Efeito/Para que: V

Detalhamento: V

Caso queira tirar alguma dúvida ou contestar algo aqui sinta-se a vontade para o fazer. Bons Estudos! :mrgreen:

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#85651
Oi, @Hospedar, tudo certo? Estou de acordo com a maior parte da ótima correção do Higor, mas vou fazer uma breve análise para expor uma perspectiva diferente em relação à terceira competência.

C1 - 200. O que o Higor falou é verdade: você escreve muito bem. Meus parabéns!
C2 - 200. Parabéns!
C3 - 160. De fato, o seu projeto de texto poderia ser aprimorado. Concordo, inclusive, que você poderia explicar melhor quais consequências o problema traz para a sociedade. No entanto, não acho que tenha faltado algum componente fundamental da argumentação. Os requisitos essenciais - ao menos para atingir o nível 4 - foram atendidos: há uma tese que é defendida por meio de dois argumentos centrais, os quais foram elaborados a partir de um projeto de texto com poucas falhas.
C4 - 160. Não use "os mesmos" como mecanismo coesivo de retomada. Cuidado também com as repetições.
C5 - 160. Fiquei triste por te dar 160 nessa competência. Sua proposta é muito bem elaborada: detalhada, específica e coerente. Me deu até prazer de ler!
Apesar de tudo isso, não posso te dar 200. Como o Higor bem notou, faltou o meio. Uma pena.

Total - 880

Muito boa nota! Continue assim! ;)
0
Avatar do usuário
Por Hospedar
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#85740
Higorvaz escreveu:Olá, @Hospedar!

Irei corrigir sua redação aqui, ok? Porém, fique a vontade para criticar ou discordar de algo, pois não sou profissional :mrgreen:

Impressões do corretor - Você escreve muito bem! Consigo entender sua linha de raciocínio, pois você consegue deixar explícito sua opinião, mas, ainda há algumas falhas na dissertação-argumentação.


Notas a serem tomada:

Introdução - Tudo ok por aqui, você conseguiu aplicar um repertório sociocultural produtivo e, logo após, apresentar corretamente ao leitor o tema e as teses a serem desenvolvidas. Well Done!

D1 - Ok, você aplicou corretamente a tese e também usou um repertório sociocultural, mas, infelizmente, teve um deslize na dissertação-argumentação. Para que você entenda o que eu estou dizendo, irei ilustrar uma pequena tabela logo abaixo:

Causa - Nesse caso, a educação deficitária. Esse será o seu argumento, aqui é a sua base para construir sua argumentação.

Problematização - Agora que você já sabe o que irá argumentar sobre, precisa problematiza-lo. Você o fez no texto, então até aqui acho que nada errado por enquanto.

Consequência - Agora sim, esse aqui foi o inexistente no texto. Veja, esses 3 grifados fazem parte da dissertação-argumentação, ou seja, precisam estar presentes no texto. Observe que, no seu parágrafo, você apenas problematiza a tese, isto é, mostra do seu ponto de vista os problemas advindos dela, porém, quais são as consequências desse problema? Você precisa dize-los para a sustentabilidade e coerência do seu texto.

D2 - Bom, essa parte também é aplicável ao esquema ali acima. Também ficou, superficialmente, expositivo.

Proposta de Intervenção - Irei marcar como Aplicado e Não Aplicado os requisitos necessários para a construção do mesmo:


Agente: V

Ação: V

Meio/Modo: X

Efeito/Para que: V

Detalhamento: V

Caso queira tirar alguma dúvida ou contestar algo aqui sinta-se a vontade para o fazer. Bons Estudos! :mrgreen:
Mano, desculpa a demora para responder... tive pouco tempo para visitar a plataforma, mas enfim... obrigado de coração pela resposta!!!

De fato sinto dificuldade na parte do desenvolvimento kkkk, vou analisar melhor outras redações que deram certo e vou procurar como melhorar essa parte vital para a redação.

Quanto ao problema da proposta de intervenção (conclusão), eu de fato esqueci de pôr o "meio/modo", notei isso pouco depois de ter enviado a redação, aliás, isso foi estranho, já que eu não costumo esquecer dessas coisas kk (isso provavelmente ocorreu por eu ter escrito de forma "automática", sem prestar muita atenção nesses detalhes).
0
Avatar do usuário
Por Hospedar
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#85743
Felipe082 escreveu:Oi, @Hospedar, tudo certo? Estou de acordo com a maior parte da ótima correção do Higor, mas vou fazer uma breve análise para expor uma perspectiva diferente em relação à terceira competência.

C1 - 200. O que o Higor falou é verdade: você escreve muito bem. Meus parabéns!
C2 - 200. Parabéns!
C3 - 160. De fato, o seu projeto de texto poderia ser aprimorado. Concordo, inclusive, que você poderia explicar melhor quais consequências o problema traz para a sociedade. No entanto, não acho que tenha faltado algum componente fundamental da argumentação. Os requisitos essenciais - ao menos para atingir o nível 4 - foram atendidos: há uma tese que é defendida por meio de dois argumentos centrais, os quais foram elaborados a partir de um projeto de texto com poucas falhas.
C4 - 160. Não use "os mesmos" como mecanismo coesivo de retomada. Cuidado também com as repetições.
C5 - 160. Fiquei triste por te dar 160 nessa competência. Sua proposta é muito bem elaborada: detalhada, específica e coerente. Me deu até prazer de ler!
Apesar de tudo isso, não posso te dar 200. Como o Higor bem notou, faltou o meio. Uma pena.

Total - 880

Muito boa nota! Continue assim! ;)
Obrigado mesmo pela correção, irmão!!! E perdão pela demora para te responder, não tive muito tempo ultimamente kk.

De fato, os desenvolvimentos são as partes mais complicadas para mim, preciso melhorar isso em breve.

Quanto à "C5", eu acabei cometendo esse deslize, não é comum de acontecer, mas como eu escrevo de modo "automático", acabei deixando de lado o "meio/modo", mas vou tentar manter um foco maior para evitar que isso perdure :(
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#85747
Hospedar escreveu:
Felipe082 escreveu:Oi, @Hospedar, tudo certo? Estou de acordo com a maior parte da ótima correção do Higor, mas vou fazer uma breve análise para expor uma perspectiva diferente em relação à terceira competência.

C1 - 200. O que o Higor falou é verdade: você escreve muito bem. Meus parabéns!
C2 - 200. Parabéns!
C3 - 160. De fato, o seu projeto de texto poderia ser aprimorado. Concordo, inclusive, que você poderia explicar melhor quais consequências o problema traz para a sociedade. No entanto, não acho que tenha faltado algum componente fundamental da argumentação. Os requisitos essenciais - ao menos para atingir o nível 4 - foram atendidos: há uma tese que é defendida por meio de dois argumentos centrais, os quais foram elaborados a partir de um projeto de texto com poucas falhas.
C4 - 160. Não use "os mesmos" como mecanismo coesivo de retomada. Cuidado também com as repetições.
C5 - 160. Fiquei triste por te dar 160 nessa competência. Sua proposta é muito bem elaborada: detalhada, específica e coerente. Me deu até prazer de ler!
Apesar de tudo isso, não posso te dar 200. Como o Higor bem notou, faltou o meio. Uma pena.

Total - 880

Muito boa nota! Continue assim! ;)
Obrigado mesmo pela correção, irmão!!! E perdão pela demora para te responder, não tive muito tempo ultimamente kk.

De fato, os desenvolvimentos são as partes mais complicadas para mim, preciso melhorar isso em breve.

Quanto à "C5", eu acabei cometendo esse deslize, não é comum de acontecer, mas como eu escrevo de modo "automático", acabei deixando de lado o "meio/modo", mas vou tentar manter um foco maior para evitar que isso perdure :(
De nada! Fico feliz por ajudar! :D
Com bastante prática, você certamente consegue subir a sua nota da competência 3.
Quanto à competência 5, fique tranquilo: deslizes como o que você cometeu acontecem com todo mundo. É só ficar mais atento da próxima vez ;)
0
Avatar do usuário
Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#85810
Parabéns pela sua produção textual!

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
473 Exibições
por mariaeduda
1 Respostas 
103 Exibições
por Bruno36445
0 Respostas 
84 Exibições
por Wagner1229
0 Respostas 
62 Exibições
por Luizi2203
3 Respostas 
220 Exibições
por drielikjkjkk
0 Respostas 
35 Exibições
por Gabriella332
0 Respostas 
63 Exibições
por leticiaxx
0 Respostas 
49 Exibições
por Pedro2107
0 Respostas 
17 Exibições
por Azumi
0 Respostas 
29 Exibições
por Azumi

A Constituição Federal de 1988, em s[…]

Na Constituição Federal de 1988, nor[…]

Na Constituição Federal de 1988, nor[…]

KaioP366 1 - Desenvolvimento do tema e repert&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM