Em primeiro lugar, é importante ressaltar a ausência de medidas governamentais eficazes para combater a desigualdade entre as regiões brasileiras. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser articulada a fim de alcançar o equilíbrio social, porém, isso não ocorre no Brasil. Desse modo, a falta de ação das autoridades em projetos econômicos e sociais que visem a homogenização das condições de vida na totalidade do território brasileiro é nociva. Perpetuando, assim, o contraste enorme que existe na nação.
Além disso, a busca por capital acima do bem-estar social também está associada à atual conjuntura. De acordo com a filosofia de Karl Marx, filósofo e sociólogo alemão, priorizar o ganho pessoal em detrimento do coletivo gera inúmeras dificuldades para a sociedade. Sob essa perspectiva, a escolha de instalar industrias em locais já bem desenvolvidos visando um maior lucro do que a instalação em locais que poderiam se beneficiar com um maior desenvolvimento com tal ação, mesmo não apresentando tanta lucratividade em um primeiro momento, é prejudicial para alcançar uma igualdade entre as macrorregiões brasileiras. Desse modo, medidas para descentralização industrial se fazem necessárias.
Portanto, intervenções são necessárias para amenizar o problema. Para isso, o Ministério da Cidadania, órgão responsável por políticas de desenvolvimento social, em parceria com o Ministério da Economia, deve estabelecer normas e medidas que visem a criação e melhoramento de projetos sociais que auxiliam a população das regiões menos desenvolvidas do país, além de fomentar a implementação de diversos ramos da industria nesses locais. Isso por meio de um projeto de lei a ser enviado à Câmara dos Deputados. Espera-se com essas medidas, mitigar as desigualdades entre as regiões do Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.