Em primeira análise, evidencia-se a dificuldade de diversos estudantes ao alcance à internet de qualidade por razões econômicas ou falta de serviço na área, especialmente, alunos da rede pública. Por esse ângulo, segundo o IBGE, 4,3 milhões de estudantes brasileiros entraram na pandemia sem acesso à internet - 4 milhões consistiam no ensino público. Desta maneira, a desigualdade entre os acadêmicos brasileiros cresceu mais uma vez. Consequentemente, eles foram prejudicados e sofreram para conseguir continuar os estudos durante a pandemia.
Além disso, é notório a falta de condição financeira de numerosos alunos para conseguir possuir um aparelho eletrônico, como um celular ou computador, de qualidade para conseguir ter acesso às aulas e exercícios oferecidas somente online. Conforme o IBGE, a diferença da posse de tablet e computador entre os grupos na rede de ensino é excepcionalmente grande. Dessa forma, o alcance para uma educação de qualidade para os alunos da rede pública de educação é novamente afetado.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham diminuir os desafios do EAD e a democratização do ensino. Em vista disso, cabe ao Governo Federal, o Ministério da Educação e os estados investirem para ajudar esses estudantes, através de auxílios digitais, disponibilizando financiamento para compras de aparelhos eletrônicos e instalação de internet. Somente assim, o pensamento de Aristóteles será posto em ação no atual cenário brasileiro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.