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Por iBrNick
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#117681
O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira Mendes, em 1889, adaptou o lema positivista "Ordem e Progresso" não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação que, no contexto hodierno, enfrenta significativos estorvos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, entre eles, as consequências do uso do ensino a distância representa uma antítese á máxima do símbolo pátrio, uma vez que tal postura resulta na desordem e no retrocesso do desenvolvimento social. Esse lastimável panorama é calcado na inoperância estatal e tem como consequência a falta de qualidade no ensino a distância no sistema educacional brasileiro.

De inicio, há de se constatar a débil ação do Poder Público enquanto mantenedora da problemática. Acerca disso, o filósofo inglês Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade. As autoridades, contudo, vão de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que possuem um papel inerte em relação as consequências do ensino a distância. Esse cenário decorre do fato de que , assim como pontuou o economista norte-americano Murray Rothbard, uma parcela dos representantes governamentais, ao se orientar por um viés individualista e visar a um retorno imediato de capital político, negligência a conservação de direitos sociais indispensáveis, como a qualidade de ensino nas escolas. Logo, é notório que a omissão do Estado perpetua o mau uso do ensino a distância no Brasil.

Por conseguinte, engendra-se a falta de qualidade no ensino a distância no Brasil. Posto isso, de acordo com o IBGE a partir da década de 1970 a qualidade do ensino começou a decair em todo o país. Diante de tal exposto, a má qualidade de ensino a distância acaba prejudicando alunos que realmente estão interessados. Portanto, é inadmissível que esse cenário continue perdurar.

Depreende-se, deste modo, que é mister a atuação governamental nos problemas do ensino a distância. Assim, a fim de melhorar a educação a distância no país, cabe ao Poder Executivo Federal, mais especificamente ao Ministério da Educação, que ajudem na melhoria do EAD nas escolas. Tal ação deverá ocorrer por meio da criação de projetos nas escolas que ajudem os alunos a participarem mais das aulas. Somente assim, com a conjuntura de tais ações, os brasileiros verão o progresso referido na Bandeira Nacional como uma realidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por OlrenBeat
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#117759
NOTA FINAL 940!
Olá! Vamos à correção da sua redação?

Em primeiro lugar, é importante destacar que você apresentou uma boa estrutura dissertativa-argumentativa. O seu texto possui introdução, desenvolvimento e conclusão bem definidos. Além disso, você utilizou recursos coesivos de forma adequada para articular as partes do texto.

No entanto, há alguns pontos a serem melhorados em relação ao conteúdo da sua redação. Em relação ao repertório sociocultural produtivo, embora tenha citado o filósofo brasileiro Raimundo Teixeira Mendes e o filósofo inglês Thomas Hobbes como referências teóricas para sustentar seus argumentos, seria interessante trazer mais exemplos concretos sobre os problemas enfrentados pelo ensino a distância no Brasil.

Além disso, é necessário que você trabalhe melhor a coerência entre suas ideias e argumentos. Por exemplo: na primeira parte do segundo parágrafo você cita Murray Rothbard para falar sobre representantes governamentais negligenciando direitos sociais indispensáveis; porém não fica claro como isso se relaciona com o problema específico do mau uso do ensino a distância no país.

Por fim, em relação à proposta de intervenção apresentada na conclusão da sua redação — ela está incompleta. Embora mencione que cabe ao Poder Executivo Federal ajudar na melhoria do EAD nas escolas através da criação de projetos que incentivem os alunos a participarem mais das aulas — falta detalhar quem será responsável pela execução desses projetos (agente responsável), qual será o modo/meio utilizado para executá-los e quais serão os possíveis resultados esperados dessa intervenção.

Sendo assim, sugiro que você revise sua redação e faça ajustes para melhorar a coerência entre suas ideias e argumentos, traga mais exemplos concretos sobre o problema do ensino a distância no Brasil e elabore uma proposta de intervenção mais detalhada. Dessa forma, você poderá alcançar um bom desempenho na prova de redação do Enem.

Sua redação possui 25 desvios!
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Por iBrNick
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#117782
@OlrenBeat Muito obrigado por corrigir minha redação!!
Só fiquei confuso com a nota, foi 940 mesmo ou 880? Mesmo assim muito obrigado!
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Por OlrenBeat
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#117825
iBrNick escreveu:@OlrenBeat Muito obrigado por corrigir minha redação!!
Só fiquei confuso com a nota, foi 940 mesmo ou 880? Mesmo assim muito obrigado!

Competência 1

Domínio da escrita formal da língua portuguesa.

Sua nota nessa competência: 200 de 200 pontos (100%).

Você demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro.

A Competência 1 da prova de redação do Enem avalia se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. Ainda são analisadas a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase.

Competência 2

Compreender o tema e não fugir do que é proposto.

Sua nota nessa competência: 200 de 200 pontos (100%).

Você desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.

A Competência 2 da prova de redação do Enem avalia a compreensão do participante sobre a proposta de redação e a sua capacidade de aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência: 200 de 200 pontos (100%).

Você apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.

A Competência 3 da prova de redação do Enem avalia a capacidade do candidato elaborar um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação. Trata da coerência e da plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, o que é garantido pelo planejamento prévio à escrita, ou seja, pela elaboração de um projeto de texto.

Competência 4

Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência: 200 de 200 pontos (100%).

Você articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

A Competência 4 da prova de redação do Enem avalia itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias. Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos. Cada parágrafo será composto por um ou mais períodos também articulados. Cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores.

Competência 5

Proposta de intervenção e respeito aos direitos humanos.

Sua nota nessa competência: 180 de 200 pontos (90%).

Você elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

A Competência 5 da prova de redação do Enem avalia a capacidade do candidato elaborar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos. Propor uma intervenção para o problema apresentado pelo tema significa sugerir uma iniciativa que busque, mesmo que minimamente, enfrentá-lo. A elaboração de uma proposta de intervenção na prova de redação do Enem representa uma ocasião para que o candidato demonstre o preparo para o exercício da cidadania, para atuar na realidade em consonância com os direitos humanos.

Somando tudo a sua nota final foi de 940!
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