Em primeira análise, evidencia-se o descarte incorreto de e-lixo no meio ambiente. Sob essa ótica vemos que apenas 3% de e-lixo é descartado e reciclado de maneira correta, pois de acordo com a estimativa do G1, o Brasil produz ao ano 1,5 milhão de toneladas de e-lixo, altos níveis de irregularidades como essa são devido a falha de pontos de coleta.
Além disso, é notório que os solos poluídos devido ao péssimo planejamento do descarte de e-lixo nos solos são muito prejudiciais não só para o solo como também para nós humanos e a alguns animais, pois devido aos matérias pesados que poluem os lençóis freáticos que torna a água imprópria para consumo, pois estão contaminados de bactérias. Consoante a isso, vemos que cuidar do meio ambiente é uma troca de favores.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venha conter os perigos do lixo eletrônico no meio ambiente. Dessa maneira cabe ao Governo Federal fornecer verbas para o Ministério da Educação e ao do Meio ambiente para a aquisição de terrenos para serem locais de descarte correto de e-lixo, e o Ministério da Educação promover palestras nas escolas com o intuito de informar sobre a importância do descarte correto de e-lixo para que assim nossa natureza dure muito mais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.