• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#81655
De acordo com o professor Fernando Henrique Cardoso “A pior guerra é a continua contra natureza que é silenciosa e que destrói ao longo do tempo”. De maneira análoga à isso, os perigos do lixo eletrônico para o meio ambiente, só crescem devido ao descarte incorreto de e-lixo e a poluição de metais pesados ao solo.
Em primeira análise, evidencia-se o descarte incorreto de e-lixo no meio ambiente. Sob essa ótica vemos que apenas 3% de e-lixo é descartado e reciclado de maneira correta, pois de acordo com a estimativa do G1, o Brasil produz ao ano 1,5 milhão de toneladas de e-lixo, altos níveis de irregularidades como essa são devido a falha de pontos de coleta.
Além disso, é notório que os solos poluídos devido ao péssimo planejamento do descarte de e-lixo nos solos são muito prejudiciais não só para o solo como também para nós humanos e a alguns animais, pois devido aos matérias pesados que poluem os lençóis freáticos que torna a água imprópria para consumo, pois estão contaminados de bactérias. Consoante a isso, vemos que cuidar do meio ambiente é uma troca de favores.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venha conter os perigos do lixo eletrônico no meio ambiente. Dessa maneira cabe ao Governo Federal fornecer verbas para o Ministério da Educação e ao do Meio ambiente para a aquisição de terrenos para serem locais de descarte correto de e-lixo, e o Ministério da Educação promover palestras nas escolas com o intuito de informar sobre a importância do descarte correto de e-lixo para que assim nossa natureza dure muito mais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#81886
Oi! Sei que a redação foi sinalizada ao Maion, mas acredito que posso poderar algumas coisas, peço desculpas se foi incômodo. :D :)

Suas 2 alusões são ótimas e pertinentes ao tema, parabéns!!
Sugestões:
Adeque uso de vírgulas, paralelismo, e estruturação dos períodos.
Use mais recursos coesivos na redução dos períodos e, assim, será melhor a progressão textual.
Tenha uma excelente noite!😁😸😸😸
#81887
gabrielgd33 escreveu:Oi! Sei que a redação foi sinalizada ao Maion, mas acredito que posso poderar algumas coisas, peço desculpas se foi incômodo. :D :)

Suas 2 alusões são ótimas e pertinentes ao tema, parabéns!!
Sugestões:
Adeque uso de vírgulas, paralelismo, e estruturação dos períodos.
Use mais recursos coesivos na redução dos períodos e, assim, será melhor a progressão textual.
Tenha uma excelente noite!😁😸😸😸
Obrigada pela correção e pelas dicas 🥰🥰. Não sabia que tinha isso de sinalização, como funciona?
Redação ENEM 2021

chicao KarllaViit EuDavila Eumesmaoxi Ped[…]

Olá, alguém poderia corrigir? 😊 @An[…]

Na novela Avenida Brasil, é visto um exempl[…]

Você poderia dar uma nota para minha reda&cc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM