Mormente, a cultura indígena, em pleno século XXI está se deteriorando. Nessa perspetiva, no documentário " Ex Pajé ", o curandeiro lamenta a mudança sofrida em sua tribo, onde foi muito importante para curar os doentes,no entanto, hodiernamente não é mais. Sob esse víeis,com a expansão da civilização os nativos estão perdendo o seu direito constitucional à cultura e ao seu lazer. Desse modo, como pode privar um povo de vossas crenças ,histórias e tradições? Isso é legalmente permitido?
Outrossim, a vegetação brasileira está cada vez mais sendo substituída pelo agronegócio. Sob tal ótica, para o filósofo alemão Arthur Schopenhauer " todo homem toma o limite de seu próprio campo de visão, como o limite do mundo". Logo, para o empreendedorismo, infelizmente, o que importa são os lucros e não a grande diversidades da fauna e flora do país que há nos terrenos demarcados. Assim, se nada mudar, mais um pedaço da biodiversidade deixará de existir.
Sendo assim, o marco temporal deverá ser repensado. Portando, cade ao Supremo Tribunal Federal- como órgão responsável por essa tomada de decisão- proibir o marco temporal , isso por meio de uma votação unânime de seus integrantes, a fim de impedir a invasão de terras indígenas. Caso contrário, a cultura de milhares de nativos será erradicada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.