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Por AnnaJMayer
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A Constituição Federal, de 1898, declara que todo indivíduo brasileiro tem garantidos direitos básicos para sua plena cidadania, como acesso à saúde, educação e segurança. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase, na prática quando se observa os alagamentos e inundações, dificultando, deste modo, a universalização deste direito social tão importante.
Sob essa perspectiva, é válido destacar os seres humanos como um dos principais motivadores da problemática. O sociólogo Durkheim afirma que o egoísmo dos indivíduos, em grande parte, é produto da sociedade. Por conseguinte, temos inundações de residências e vias públicas causando-nos perda de nossos bens materiais.
Além disso, é coerente apontar que o lixo jogado nos bueiros pelos cidadãos impacta a questão. Nesse sentido o Movimento Lixo Cidadão publicou a matéria com o seguinte título: “Lixo, um grande responsável por enchentes e alagamentos”. Comprovando que o lixo descartado de maneira errada se transforma em prejuízos ambientais.
Interfere-se, portanto, que o Estado deve aderir as providências catalisadoras, a fim de solucionar os alagamentos em residências e vias públicas causado pelo lixo, e suscitar ações para diminuir o mesmo nas ruas. Para isso, o poder executivo deve investir na limpeza por meio de projetos que visem retirar todo o lixo com a finalidade de não entupir os bueiros. Dessa maneira, um maior número de brasileiros acessará, efetivamente, os direitos básicos para sua plena cidadania.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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