• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por P300
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#77715
Promulgada em 1988, a Constituição Federal brasileira garante a todos o direito à cultura, lazer entre outras coisas. Nesse sentido, o debate sobre o marco temporal torna-se um obstáculo para os indígenas que defendem os seus direitos. Dessa maneira, sem a demarcação, muitos nativos perderá suas identidades e o Brasil, suas florestas.
Mormente, a cultura indígena, em pleno século XXI está se deteriorando. Nessa perspetiva, no documentário " Ex Pajé ", o curandeiro lamenta a mudança sofrida em sua tribo, onde foi muito importante para curar os doentes,no entanto, hodiernamente não é mais. Sob esse víeis,com a expansão da civilização os nativos estão perdendo o seu direito constitucional à cultura e ao seu lazer. Desse modo, como pode privar um povo de vossas crenças ,histórias e tradições? Isso é legalmente permitido?
Outrossim, a vegetação brasileira está cada vez mais sendo substituída pelo agronegócio. Sob tal ótica, para o filósofo alemão Arthur Schopenhauer " todo homem toma o limite de seu próprio campo de visão, como o limite do mundo". Logo, para o empreendedorismo, infelizmente, o que importa são os lucros e não a grande diversidades da fauna e flora do país que há nos terrenos demarcados. Assim, se nada mudar, mais um pedaço da biodiversidade deixará de existir.
Sendo assim, o marco temporal deverá ser repensado. Portando, cade ao Supremo Tribunal Federal- como órgão responsável por essa tomada de decisão- proibir o marco temporal , isso por meio de uma votação unânime de seus integrantes, a fim de impedir a invasão de terras indígenas. Caso contrário, a cultura de milhares de nativos será erradicada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Gi69
Quantidade de postagens
#77808
Oi, @P300! Tudo bem?

CORREÇÃO MODELO ENEM

COMPETÊNCIA 1

Promulgada em 1988, a Constituição Federal brasileira garante a todos o direito à cultura, lazer entre outras coisas. Nesse sentido, o debate sobre o marco temporal torna-se um obstáculo para os indígenas que defendem os seus direitos. Dessa maneira, sem a demarcação, muitos nativos perderá perderão suas identidades, e o Brasil, suas florestas. < QUANDO MUDA O SUJEITO USA-SE VÍRGULA ANTES DO "e"

Mormente, a cultura indígena, em pleno século XXI está se deteriorando. Nessa perspetiva, no documentário " Ex Pajé ", o curandeiro lamenta a mudança sofrida em sua tribo, onde foi muito importante para curar os doentes, no entanto, hodiernamente não é mais. Sob esse víeis, com a expansão da civilização os nativos estão perdendo o seu direito constitucional do acesso à cultura e ao seu lazer. Desse modo, como pode privar SERIA BOM TER COLOCADO, NÃO SÓ AQUI, MAS TAMBÉM EM OUTRA PARTE DO PARÁGRAFO O RESPONSÁVEL POR ISSO. um povo de vossas crenças, histórias e tradições? Isso é legalmente permitido?

Outrossim, a vegetação brasileira está cada vez mais sendo substituída pelo agronegócio. Sob tal ótica, < ESSE CONECTIVO É USADO, GERALMENTE, APÓS FALAR DO FILÓSOFO OU OUTRA PESSOA, A FIM DE DESENVOLVER SEU ARGUMENTO EM CONSONÂNCIA COM A TEORIA DELE. para o filósofo alemão Arthur Schopenhauer " todo homem toma o limite de seu próprio campo de visão, como o limite do mundo". Logo, para o empreendedorismo, infelizmente, o que importa são os lucros e não a grande diversidades da fauna e flora do país que há nos terrenos demarcados. Assim, se nada mudar, mais um pedaço da biodiversidade deixará de existir.

Sendo assim, o marco temporal deverá ser repensado.Portando, cade < POSSÍVEL ERRO DE DIGITAÇÃO ao Supremo Tribunal Federal- como órgão responsável por essa tomada de decisão- proibir o marco temporal , isso por meio de uma votação unânime de seus integrantes, a fim de impedir a invasão de terras indígenas. Caso contrário, a cultura de milhares de nativos será erradicada.

COMPETÊNCIA 2
Sua redação tem abordagem completa do tema, contemplando todos os elementos dele. Além disso, você utilizou, ao longo do seu texto, repertórios pertinentes, legitimados e produtivos. Você fez tudo que é preciso para obter o nível 5 na competência 2.
200


COMPETÊNCIA 3
Você fez duas perguntas no final do D1 - dava para respondê - las em uma só resposta -, mas você não as respondeu. Perguntas na redação são um pouquinho complicadas. Não tem problema desde que você as responda. Geralmente, as pessoas fazem na introdução, pois fica mais fácil de responder. De qualquer forma, eu nunca tinha corrigido ou feito uma redação com perguntas, mas lembro da minha antiga professora ter falado isso.
No mais, você desenvolveu bem suas ideias.
Nota: 120


COMPETÊNCIA 4
Seu texto tem elementos coesivos do começo ao fim. Não há nenhuma repetições de recursos coesivos em seu texto. Parabéns!
200


COMPETÊNCIA 5
Faltou o detalhamento - uma informação extra no seu texto.
160

Lembro que sou só uma aprendiz.

👩🏽‍🚀Strong hug!👩🏽‍🚀
Avatar do usuário
Por Gi69
Quantidade de postagens
#77809
Acredito que sua redação ficaria com 840-880 pontos, mas não sou boa em pontuar.

Jotaveh e Gi69 :!: :!:

A luta em meio á reciclagem

No Brasil, é bem comum ver por aí ca[…]

A constituição Federal de 1988 (CFI8[…]

Outubro Rosa A prevenção ao c&ac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM