Em primeira análise, convém ressaltar que, quando as ofensas acontessem entre patrão e empregado, as probabilidades de haver denúncia dos casos são bem menores. Isso ocorre, pois, a vítima enxerga-se em uma posição inferior e passiva. Há, por exemplo, pressão psicológica com ameaças da retirada do emprego ou, até mesmo, interferência na vida particular do empregado. Circunstâncias como essas não são raras, tendo em vista a fragilidade das leis de defesa aos trabalhadores que, infelizmente, são facilmente desrespeitadas.
Além disso, a falta de apoio às vítimas colabora para que os mesmos não saibam reconhecer as opressões, pois pouco é discutido sobre o assunto. Como consequência, são vivenciadas situações intoleráveis, como o exagero da prestação de serviços para além do tempo pré-estabelecido, sem sequer ter ciência dos próprios direitos.
Levando-se em consideração os argumentos expostos, conclui-se que medidas são necessárias. Dessa forma, faz-se necessário que o Ministério do Trabalho, através do fortalecimento das leis já existentes e da investigação aprofundada dos casos, fiscalize os ambientes de trabalho e forneça a proteção necessária aos servidores. Desse modo, é possível que as vítimas possam denunciar os assédios e, com as punições atribuídas, o combate ao assédio ser efetivamente feito.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.