Avatar do usuário
Por hgdgc
Quantidade de postagens
#117141
No contexto de uma sociedade justa e igualitária, é incontestável que zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes é uma obrigação fundamental. Embora o Brasil seja reconhecido por possuir uma legislação abrangente para a proteção dos jovens, dados da Organização das Nações Unidas revelam que o país ainda enfrenta altas taxas de violência e desproteção infantil. Apesar dos avanços desde a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ainda persistem desafios significativos, como a desigualdade social e a violência direcionada a essa parcela da população.
Em primeiro lugar, destaca-se a questão da desigualdade social e da pobreza como fatores que contribuem para a adversidade enfrentada por crianças e adolescentes. Essa realidade é exemplificada na obra "Capitães da Areia", de Jorge Amado, que retrata a dura trajetória de meninos que se veem obrigados a abandonar a infância e adquirir a astúcia dos adultos para sobreviver nas ruas. Infelizmente, essa narrativa reflete a situação vivenciada em nosso contexto social, no qual um considerável contingente de jovens enfrenta condições de vulnerabilidade socioeconômica, levando-os a envolver-se em atos criminosos como forma de sobrevivência. Esse cenário compromete o pleno exercício de seus direitos básicos, tais como alimentação adequada, moradia digna e acesso à saúde.
Ademais, verifica-se a violência contra as crianças e adolescentes como mais uma das causas do problema. Sob essa perspectiva, de acordo com dados do Disque 100, essa violência teve 50.098 denúncias no primeiro semestre de 2021. Desse total, 40.822 (81%) ocorreram na casa da vítima. Essas agressões afetam o desenvolvimento saudável dos jovens, causando um impacto desmedido na sociedade. Logo, essa realidade se perpetuar nos dias hodiernos é um retrocesso à humanidade.
Infere-se, que o desafio de garantir proteção às crianças e aos adolescentes, é subsequente da má gestão do Estado brasileiro. Urge, por conseguinte, que o Poder Legislativo formule reformas eficazes nas áreas que se encontram abaixo do nível de qualidade para os jovens, como a educação, e a área da saúde, que os influencia tanto. Além disso, é imperativo que sejam criadas e fiscalizadas leis mais rigorosas para extinguir qualquer violência cometida à juventude e punir quem a fizer, todas essas medidas devem ser tomadas de modo a propiciar a preservação da infância. Assim, se consolidará um Brasil ideal, onde as crianças e adolescentes são protegidos, com seus direitos cumpridos, tal como afirma o ECA.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
1519 Exibições
por OlrenBeat
0 Respostas 
840 Exibições
por Beamsouza
1 Respostas 
716 Exibições
por doradorinha
0 Respostas 
523 Exibições
por clarama
0 Respostas 
620 Exibições
por jgghjufd
0 Respostas 
121 Exibições
por Socorro
0 Respostas 
42 Exibições
por Meniak
0 Respostas 
183 Exibições
por S2Marixxx
0 Respostas 
82 Exibições
por isasantanart
0 Respostas 
32 Exibições
por isasantanart

Segundo Augusto Cury,psiquiatra e escritor brasile[…]

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM