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Por lo4r4
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#76702
É notório que o ambiente de trabalho, muitas das vezes, torna-se um lugar de hostilidade. Tal característica atinge negativamente os funcionários, os quais sofrem diferentes ataques, sendo possível citar o assédio moral como a principal problemática. Apesar do ato de assediar moralmente um empregado ser crime, a ação é frequentemente vivida e, geralmente, não é penalizada, sobretudo quando o assediador está na posição de patrão. Portanto, entende-se que o combate ao assédio moral no espaço de trabalho pode ser realizado através de maior apoio e proteção para os funcionários.
Em primeira análise, convém ressaltar que, quando as ofensas acontessem entre patrão e empregado, as probabilidades de haver denúncia dos casos são bem menores. Isso ocorre, pois, a vítima enxerga-se em uma posição inferior e passiva. Há, por exemplo, pressão psicológica com ameaças da retirada do emprego ou, até mesmo, interferência na vida particular do empregado. Circunstâncias como essas não são raras, tendo em vista a fragilidade das leis de defesa aos trabalhadores que, infelizmente, são facilmente desrespeitadas.
Além disso, a falta de apoio às vítimas colabora para que os mesmos não saibam reconhecer as opressões, pois pouco é discutido sobre o assunto. Como consequência, são vivenciadas situações intoleráveis, como o exagero da prestação de serviços para além do tempo pré-estabelecido, sem sequer ter ciência dos próprios direitos.
Levando-se em consideração os argumentos expostos, conclui-se que medidas são necessárias. Dessa forma, faz-se necessário que o Ministério do Trabalho, através do fortalecimento das leis já existentes e da investigação aprofundada dos casos, fiscalize os ambientes de trabalho e forneça a proteção necessária aos servidores. Desse modo, é possível que as vítimas possam denunciar os assédios e, com as punições atribuídas, o combate ao assédio ser efetivamente feito.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por lo4r4
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#76703
@Gi69 @anasilva1 Olá, poderiam corrigir minha redação, por favor? Agradeço desde já 😀
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Por lo4r4
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#76705
Olá, poderia corrigir minha redaçã? Agradeço desde já 😀💖
@jheromagnoli
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Por lo4r4
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#76706
@jheromagnoli
Olá, poderia corrigir minha redação?Agradeço desde já😀💖
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Por lo4r4
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#76830
@EmillyySilva
Olá, poderia corrigir minha redação? Agradeço desde já 😀
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Por anasilva1
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#77231
Olá @lo4r4. Peço perdão pela demora. As correções se acumularam por aqui!

1Desvio gramatical
2Desvio ortográfico
3Ausência ou emprego incorreto do sinal de pontuação (vírgula, ponto)
4Repetição de termo
5Ausência ou emprego incorreto do conectivo
6Substitua o termo
7Comentário adicional

É notório que o ambiente de trabalho, muitas das vezes, torna-se um lugar de hostilidade. Tal característica atinge negativamente os funcionários, os quais sofrem diferentes ataques, sendo possível citar o assédio moral como a principal problemática. Apesar do ato de assediar moralmente um empregado ser crime, a ação é frequentemente vivida e, geralmente, não é penalizada, sobretudo quando o assediador está na posição de patrão. 7Portanto, entende-se que o combate ao assédio moral no espaço de trabalho pode ser realizado através de maior apoio e proteção para os funcionários.

➤ Apesar do tema ser “Proteção contra o assédio moral no trabalho”, suas teses devem tocar o cerne desse tema, por exemplo, abrindo espaço para os problemas que levam à necessidade da tal proteção contra o assédio moral
❯ Elementos da introdução ❮
Repertório sociocultural:
Contraste e pertinência com o tema:
Apresentação das teses:
Estrutura incompleta para redação ENEM


Em primeira análise, convém ressaltar que, quando as ofensas 2acontessem entre patrão e empregado, as probabilidades de haver denúncia dos casos são bem menores. Isso ocorre, pois, a vítima enxerga-se em uma posição inferior e passiva. Há, por exemplo, pressão psicológica com ameaças da retirada do emprego ou, até mesmo, interferência na vida particular do empregado. 5Circunstâncias como essas não são raras, tendo em vista a fragilidade das leis de defesa aos trabalhadores que, infelizmente, são facilmente desrespeitadas.

❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Estrutura incompleta para redação ENEM


Além disso, a falta de apoio às vítimas colabora para que os mesmos não saibam reconhecer as opressões, pois pouco é discutido sobre o assunto. Como consequência, são vivenciadas situações intoleráveis, 7como o exagero da prestação de serviços para além do tempo pré-estabelecido, sem sequer ter ciência dos próprios direitos.

➤ No final do seu parágrafo, nunca apresente outra tese que poderia ser desenvolvida, pois o corretor pode te penalizar
❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Estrutura incompleta para redação ENEM


Levando-se em consideração os argumentos expostos, conclui-se que medidas são necessárias. Dessa forma, faz-se necessário que o Ministério do Trabalho, através do fortalecimento das leis já existentes e da investigação aprofundada dos casos, fiscalize os ambientes de trabalho e forneça a proteção necessária aos servidores. Desse modo, é possível que as vítimas possam denunciar os assédios e, com as punições atribuídas, o combate ao assédio ser efetivamente feito.

❯ Elementos da conclusão ❮
Agente (quem fará?):
Ação (o que será feito?):
Meio/modo (como será feito?):
Finalidade (para quê será feito?):
Detalhamento (para algum dos citados):
Estrutura incompleta para redação ENEM
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