Observando o cenário atual do mercado de trabalho, surge o questionamento sobre a possibilidade de conciliar os interesses do colaborador com os da organização. Os principais fatores que estão inseridos nesta problemática são: a satisfação do trabalhador e a capacidade das empresas de manter os seus funcionários motivados.
Em princípio, conforme é retratado na Pirâmide de Maslow, as necessidades de segurança envolvem estar empregado, ter moradia, dentre outras circunstâncias, é a segunda etapa mais importante de um total de cinco fatores e portanto indispensável para a satisfação pessoal e profissional de um indivíduo. Contudo, almejar estabilidade em um universo de desemprego e competitividade notórios, torna-se um desafio e acarreta em maior flexibilidade para aceitar certas situações desagradáveis, onde o funcionário vê o ofício somente como obrigação e provedor de dinheiro.
Por outro lado, as empresas objetivam o lucro de seus negócios e algumas, para evitar despesas que consideram desnecessárias, tratam o seu pessoal com desdém, cumprindo apenas o disposto na Consolidação das Leis Trabalhistas para não correr risco legal. Acontece que os recursos humanos são os mais relevantes de uma atividade comercial organizada e com avanços no que tange à administração desde a Revolução Industrial, foi comprovado que profissionais engajados, bem recompensados e motivados por um líder não autoritário que domina as funções administrativas, desempenham melhor suas tarefas.
Em síntese, é fato que conciliar as expectativas de ambos não só é possível como necessária para proporcionar um mercado de oportunidades sadio. Desta forma, contribui-se para a consolidação de uma economia mais equitativa, ao passo que os colaboradores terão prazer em auxiliar no crescimento da empresa.
@GabyyOliver @hel0oooo @Thamyres18 @Amandadias14
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.