Em primeira análise, evidencia-se que, no sistema capitalista, o principal objetivo é a maximização dos lucros, ainda que isso ocorra às custas da destruição do meio ambiente. Tendo em vista o próprio enriquecimento, governos agem com descaso para com o problema ambiental, culminando em situações como em 2001 quando o presidente norte americano George W. Bush se recusou a assinar o Protocolo de Kyoto, o qual visava à redução da emissão de gases poluentes na atmosfera. Dessa forma, é notório que a priorização do acúmulo de capital em detrimento da preservação ambiental é normalizado, ainda que prejudicial a qualidade de vida mundial.
Além disso, vale ressaltar o risco que as futuras gerações correm com a carência de preservação ambiental atual. Nesse sentido, é fato que nos últimos anos o aquecimento global, consequente da devastação ambiental, escalonou em todo o planeta Terra e acaba por resultar em mazelas ambientais, por exemplo, as ondas de calor na Europa, onde as temperaturas chegaram a mais de 45 graus. Assim, o problema se agrava mais a cada dia, entretanto não recebe a devida atenção.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham conciliar o desenvolvimento com a preservação ambiental. Dessa maneira, cabe ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima - órgão responsável por fiscalizar as ações relativas ao meio ambiente - em parceria com o Ministério da Educação, promover a conscientização a respeito do desenvolvimento sustentável, do uso das energias limpas e renováveis e da redução das mudanças climáticas, por meio de palestras nas escolas, a fim de elucidar e incluir as futuras gerações nos projetos ecológicos e auto sustentáveis. Somente assim, a súplica de Flora Matos não precisará se repetir.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.