A princípio, é importante ressaltar a influência que as mídias, junto com a indústria cultural, possuem sobre os mais novos. De acordo com o sociólogo Karl Marx, o fetichismo de mercadoria se refere ao ato de comprar um produto pelo seu valor social, e não por sua qualidade ou utilidade. Os meios de comunicação incentivam essa relação com o consumo através da publicidade e de bens culturais produzidos pela indústria cultural, e assim, a obtenção de produtos de preços altíssimos e de marcas famosas é tratada como sinônimo de felicidade e riqueza em redes sociais e em obras como músicas, filmes e séries. Deste modo, o jovem, por estar em contato frequente com as mídias, se vê induzido ao consumo compulsivo, que deve ser combatido antes que traga prejuízos a vida social, econômica e profissional do indivíduo.
Ademais, a necessidade de pertencimento a um grupo também é outro fator incentivador do consumismo entre a juventude. Conforme o sociólogo Anthony Giddens, a pressão estética exercida pelo grupo em que o indivíduo está inserido reflete a forma como ele se veste. As tribos formadas entre jovens são fundamentais para a socialização e construção da identidade, porém, é comum a promoção da padronização ao invés da diferença individual, visto que, para fazer parte do grupo, o adolescente deve copiar as atitudes e vestimentas dos membros e distanciar-se daqueles que não se enquadram no padrão exigido. Assim, ocorre a exclusão dos que são julgados como diferentes, e, por causa da baixa autoestima e o anseio pela aceitação do outro, o jovem passa a consumir excessivamente produtos com características que remetem ao grupo que deseja estar inserido, como uma tentativa de se encaixar nele.
Faz -se necessário, portanto, a execução de medidas que combatam o consumo exacerbado entre jovens, e também as suas consequências a saúde mental do adolescente. Cabe ao Ministério da Educação educar a juventude sobre os perigos do consumismo através de campanhas, cursos de educação financeira e palestras que abordem, de forma mais abrangente e sensível, as consequências desse comportamento nas relações pessoais e econômicas, além de oferecer, em parceria com o SUS (Sistema Único de Saúde), acompanhamento psicoterapêutico em instituições educacionais, a fim de formar indivíduos que saibam consumir de forma autônoma e consciente. Já a família deve auxiliar o adolescente a entender suas próprias necessidades e gostos, de forma não invasiva, por meio de conversas regulares e supervisão durante as compras, com o fito de promover autoconhecimento, autoaceitação e evitar o consumo impulsivo. Assim, o Brasil terá uma juventude que saiba de impor em sociedade, e que não estará sujeita a se tornar um mero objeto de consumo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.