Em primeira análise, apesar da rede pública disponibilizar turmas escolares para crianças, jovens e adultos a necessidade de inserção às atividades laborais resulta no abandono aos estudos. Em paralelo a isso, segundo o Gilberto Dimenstein, no livro "O cidadão de papel", há direitos que se restringem apenas ao âmbito legislativo e não são executados. Assim, apesar da Constituição Federal assegurar a educação como dever estatal a ineficácia do governo em viabilizar um planejamento que integre as necessidade dos brasileiros ao processo educacional promove a evasão escolar. Desse forma, os imbróglios relacionados à alfabetização estão associados às desigualdades econômicas que obrigam o ingresso dos estudantes ao mercado de trabalhos em busca da subsistência.
Ademais, o analfabetismo impacta na formação dos cidadãos. Nesse sentido, de acordo com conceito de "Menoridade Intelectual", do filósofo Immanuel Kant, os indivíduos deixam de refletir ao passo em que consomem as opiniões alheias de modo passivo e não analítico. Dessa maneira, as pessoas que não podem usufruir dos conhecimento disponíveis nos livros, jornais e revistas tornam-se vulneráveis a manipulação e alienação por não desenvolverem o pensamento crítico. Portanto, a problemática educacional inibe o progresso individual e nacional.
Em síntese, torna-se evidente que o analfabetismo deve ser combatido. Para que isso ocorra urge que o Ministério da Educação crie bolsas de apoio financeiro direcionadas aos alunos da rede pública de ensino que se encontram na eminencia do abandono escolar. Tal ação deve ser realizada por meio do repasse orçamentário do Governo Federal a fim de incentivar e permitir a permanência dos estudantes na escola. Desse modo, o Brasil caminhará conforme proposto por Paulo Freire.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.