Diante de tal cenário, a forte pressão que essa parcela da população sofre em busca de aceitação em ciclos de amizades, festas e a busca por um status social, é responsável por induzir os indivíduos a conhecer e experimentar novas experiências. A explícita inserção do álcool nesses ambientes, faz com que os jovens deem o primeiro gole em busca de aprovação pela comunidade. Apesar de leis vigentes proibirem o insumo de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, a sociedade passa a ver com normalidade a aceitação de tais atitudes.
Entretanto, os problemas não se encontram apenas nas causas. Em um episódio da série “13 reasons why", do catálogo da Netflix, o personagem Bryce, após uma noite de ‘bebedeira' com seus amigos, chega a casa de sua namorada e, inconsciente dos seus atos por uso abusivo do álcool, realiza atos sexuais sem o consentimento da mesma. Essa é uma das várias consequências desastrosas do consumo alcoólico pelo público juvenil. Atitudes e práticas irresponsáveis como sexo inseguro, brigas, direção perigosa e até mesmo o suicídio.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Cidadania deve dificultar o acesso dessa população à insumos alcoólicos por meio de um projeto de lei a ser entregue a Câmara dos Deputados. Nele deve constar que, para o acesso a esses produtos, deverá ser apresentado algum documento oficial de identificação que comprove a idade do consumidor. Ademais, é de competência do Ministério da Educação a promoção de simpósios e palestras a respeito das trágicas consequências do álcool na adolescência. Dessa forma, espera-se com essa medida frear o consumo de álcool entre jovens no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada