Nesse âmbito, é importante destacar que grande parte dos familiares não cria o hábito da leitura em familia, deixando isso apenas por garantia da escola. Contudo, segundo a pedagoga Cláudia Onofre, a criança que traz a prática de ler de casa é mais participativa, assim como cultiva a empatia e possui imaginação fértil, além da facilidade em partilhar objetos, espaço e conhecimento, dessa maneira também recebendo auxílio no desempenho escolar, logo, sendo fundamental essa influência. Por isso, mudanças são necessárias para que as famílias sejam mais participativas na vida literária de suas crianças, em prol de um bom desenvolvimento infantil e familiar.
Ademais, é primordial ressaltar a forma errônea com que a escola insere a literatura na vida acadêmica de seus alunos. Nesse sentido, tal prática ocorre devido que os profissionais de educação formulam de maneira indevida os métodos de ensino, tornando a leitura uma obrigação para obter pontuação e não estimulando o interesse e curiosidade das crianças por meio de livros que lhes chamem a atenção, afinal, disse Malala: "Um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo". Dessa forma, havendo a ausência de uma dinâmica criativa, fazendo com que a prática se torne entediante e desmotivadora para elas. Dessa maneira, é necessária uma intervenção para o desenvolvimento criativo das docentes escolares no processo de inserção do universo literário da vida dos alunos para que haja uma prazerosa relação desses com os livros.
Portanto, o desafio de iniciar a leitura infantil prossegue por conta da ausência de influência familiar e a falta de criatividade com que os profissionais de educação estimular o hábito à leitura. Por isso, para combater o impasse, palestras e campanhas devem ser ser promovidas pelo Ministério da Educação, aliado ao Ministério da Cultura, em diversas mídias sociais, com a finalidade de promover para os responsáveis a importância da prática de ler em conjunto com as crianças, por meio de atividades de interação, selecionando obras adequadas, com a finalidade de construir uma boa relação familiar com os livros, onde todos sintam prazer e curiosidade ao ler. Assim como os professores devem rever seus métodos de ensino e promover a leitura por meio de uma dinâmica criativa, explorando diversos gêneros literários para atender as prefências individuais de cada um, ouvindo as opiniões dos alunos sobre os temas que leem e sendo flexíveis ao não tratar ler como uma obrigação, afim de construir alunos interessados, com a existência de uma leitura fluída e feliz para todos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.