Em primeiro plano, sem a atuação efetiva do Estado, esse grupo marginalizado continuará enfrentando dificuldades para sobreviver. Nesse sentido, o Artigo 5º da Constituição Federal garante o direito à segurança para todos os brasileiros, contudo, é algo que está majoritariamente no papel. Esse cenário se confirma por meio de dados divulgados pelo portal O Globo, em 2016, 1 pessoa morre a cada 25 horas, vítima da homofobia. Dessa forma, a ação deficitária do Estado configura-se como um agente chave na permanência da insegurança entre essa comunidade.
Além disso, urge apontar que o atual comportamento da sociedade é um fator que agrava a problemática em questão. Por esse ângulo, o filósofo Jean-Paul Sartre expôs que qualquer manifestação de hostilidade é uma derrota. Por conseguinte, os ataques destinados à população LGBT em decorrência da falta de proteção, é um exemplo de hostilidade. Desse modo, é de extrema importância o exercício efetivo do Artigo 5º da Constituição, já que a mentalidade hostil do coletivo é uma afronta a esse direito.
Portanto, pode-se inferir a necessidade do combate à falta de apoio estatal e grupal que resguardam a falta de proteção à comunidade LGBT. Para isso acontecer, cabe ao Governo Federal, melhorar as leis que já existem em relação ao tema, através de verbas para implementá-las fora do papel, com a finalidade de atenuar a triste realidade apresentada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.