Em primeiro lugar, destaca-se a questão da desigualdade social e da pobreza como fatores que contribuem para a adversidade enfrentada por crianças e adolescentes. Essa realidade é exemplificada na obra "Capitães da Areia", de Jorge Amado, que retrata a dura trajetória de meninos que se veem obrigados a abandonar a infância e adquirir a astúcia dos adultos para sobreviver nas ruas. Infelizmente, essa narrativa reflete a situação vivenciada em nosso contexto social, no qual um considerável contingente de jovens enfrenta condições de vulnerabilidade socioeconômica, levando-os a envolver-se em atos criminosos como forma de sobrevivência. Esse cenário compromete o pleno exercício de seus direitos básicos, tais como alimentação adequada, moradia digna e acesso à saúde.
Ademais, verifica-se a violência contra as crianças e adolescentes como mais uma das causas do problema. Sob essa perspectiva, de acordo com dados do Disque 100, essa violência teve 50.098 denúncias no primeiro semestre de 2021. Desse total, 40.822 (81%) ocorreram na casa da vítima. Essas agressões afetam o desenvolvimento saudável dos jovens, causando um impacto desmedido na sociedade. Logo, essa realidade se perpetuar nos dias hodiernos é um retrocesso à humanidade.
Infere-se, que o desafio de garantir proteção às crianças e aos adolescentes, é subsequente da má gestão do Estado brasileiro. Urge, por conseguinte, que o Poder Legislativo formule reformas eficazes nas áreas que se encontram abaixo do nível de qualidade para os jovens, como a educação, e a área da saúde, que os influencia tanto. Além disso, é imperativo que sejam criadas e fiscalizadas leis mais rigorosas para extinguir qualquer violência cometida à juventude e punir quem a fizer, todas essas medidas devem ser tomadas de modo a propiciar a preservação da infância. Assim, se consolidará um Brasil ideal, onde as crianças e adolescentes são protegidos, com seus direitos cumpridos, tal como afirma o ECA.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.