Além disso, evidencia-se que a desigualdade social, em um cenário de incompetência estatal, potencializa os desafios para a educação inclusiva. Isso ocorre, porque a passividade do governo frente à falta de abordagem de temas relacionados a pedagogia de inclusão, naturalize a problemática. Esse pensamento é semelhante à apresentada pelo romancista Juan Montalvo, para quem "Não há nada mais duro que a suavidade da indiferença", já que cristaliza o cenário passivo da sociedade desigual como um problema para para os alunos que precisam ser incluídos na alfabetização.
Ademais, percebe-se que a falha da legislação, somada a ineficiência do Estado, agrava as consequências da integração educacional. Essa situação advém da forma como o Estado não impõe de maneira sólida as leis de punição que desrespeitem a constituição como o direito da educação, fazendo com que este se perpetue no país e cada vez mais estudandes sejam marcados pelo desamparo e exclusão. Essa situação é equivalente ao do pensador suíço Jean-Jacques Rousseau, "Não há nada como a força do Estado para garantir a liberdade dos seus membros", uma vez que o governante, ao pensar apenas no seu poder, não realiza ações que são benéficas para a sua própria população.
Diante do exposto, é necessário ressaltar que os efeitos prejudiciais da desproteção do governo relacionado à educação inclusiva ainda se perpetua no Brasil devido ao Estado negligente. Por isso, a sociedade civil organizada deve pressionar o governo federal a atuar pela Constituição Nacional, garantindo a efetivação de lei que associa os direitos dos alunos inclusivos. Outrossim, o Ministério da Educação deve reforçar em suas instituições de ensino, a erradicação de desigualdade social. Dessa maneira, obtém-se na sociedade a reação de espanto do personagem da obra "O Grito".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada