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Por Victor16
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A educação física é uma disciplina fundamental para a formação integral do indivíduo, pois ela não apenas contribui para a saúde física, mas também para a formação social e cultural do aluno. Além disso, ela pode ser um caminho importante para o exercício da cidadania.

Através da prática esportiva e de atividades físicas, os alunos aprendem a trabalhar em equipe, a respeitar regras e limites, a lidar com vitórias e derrotas e a desenvolver a autoconfiança e a autoestima. Essas habilidades são importantes não apenas para o esporte, mas também para a vida em sociedade, onde a cooperação e o respeito são essenciais.

Além disso, a educação física também pode ser um espaço para a inclusão social, pois ela valoriza a diversidade corporal e respeita as diferenças individuais. Ela pode ser um espaço onde as pessoas são valorizadas pela sua capacidade de se mover e se expressar, independente do seu biotipo ou habilidade.

No entanto, para que a educação física cumpra esse papel, é fundamental que ela seja uma disciplina presente em todas as etapas da educação básica, com profissionais capacitados e materiais adequados. Infelizmente, ainda existem escolas que não oferecem a disciplina, ou que a oferecem de forma precária, sem os recursos necessários para uma prática de qualidade.

Além disso, a educação física também enfrenta desafios em relação à sua valorização e reconhecimento no sistema educacional. Muitas vezes, ela é vista como uma disciplina secundária, sem o mesmo prestígio e importância que outras disciplinas consideradas mais “nobres”.

Por isso, é necessário que a sociedade como um todo compreenda a importância da educação física como um caminho para o exercício da cidadania e para a formação integral do indivíduo. É preciso valorizar e reconhecer os profissionais da área, oferecer recursos e estrutura adequados para a prática esportiva e incentivar a inclusão social através da valorização da diversidade corporal.

Assim, a educação física pode ser um caminho para a formação de cidadãos mais saudáveis, conscientes e participativos, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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