Sendo assim, a ficção se assemelha com a triste realidade dos presídios de todo país. A falta de estrutura, saúde e saneamento básico não somente dificulta a reabilitação dos detentos, como muita das vezes põem em risco a sua própria vida. De acordo com a folha de São Paulo, no ano de 2016, cerca de 372 detentos foram a óbito.
Em última análise, a negligência, o descaso e a falta de investimento público vem agravando esta situação a cada dia mais; Nutrindo a violência e a tortura nestes lugares, os transformando em "escolas do crime".
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Uma vez que, o governo juntamente com seus ministérios invista em soluções para saúde (MS) e a segurança (MJSP) dos prisioneiros, resolvendo as super lotações nas celas; A alimentação precária e a falta de água potável, entre outros problemas. Se faz necessário também, a criação de projetos escolares com a assistência do MEC para levar o jovens de periferia para dentro das escolas, assim, os tirando das ruas. Pois, já dizia Immanuel Kant, "O ser humano é aquilo que educação faz dele".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada