Por thay41
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O filósofo John Locke, afirma ser dever do Estado a garantia de direitos imprescindíveis aos cidadãos, para garantir o bem-estar. De maneira análoga a isso, a falta de investimentos do governo em transporte público de qualidade, prejudica a mobilidade urbana que é um dever dele garantir à população. Nesse prisma, destaca-se: a precariedade dos ônibus e a adoção de medidas que favorecem a compra de automóveis, provocando o trânsito.

Em primeiro plano, pode-se destacar a superlotação em locomoções coletivas, além das greves e atrasos destes que fazem a população querer uma autonomia na hora de ir ao trabalho, crescendo o número de compras de motos e carros, levando ao agravamento de congestionamentos. Dessa forma, teria que ter medidas para acabar com a compra mais de veículos particulares para acabar com esse problema. 

Além disso, é notório que desde o mandato do ex-presidente Juscelino, houve um melhoramento nas estradas, ajudando na circulação, porém nenhum investimento em veículos municipais estaduais, pois é mais viável para eles que as empresas automobilísticas cresçam seu capital do que o bem-estar da sociedade e do meio ambiente, já que isso aumenta a poluição urbana. 

Em virtude dos fatos mencionados, fica evidente a necessidade de medidas que venham amenizar a situação, para isso, o poder público deve destinar verbas para a ligação de ônibus e metrô e crescer o número destes para proporcionar transportes de qualidade, com a finalidade de acabar com as compras de automóveis diminuindo os congestionamentos, facilitando a circulação dos cidadãos. 
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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